Livros de Acesso Aberto CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

CapaDescrição

IV From micro to macrocosmos: nos domínios das ondas gravitacionais

Organizadores: Mairton Cavalcante Romeu e Nizomar de Sousa Gonçalves

Área: Astronomia


ISBN: 978-85-7826-600-4




Páginas: 230


Ano: 2019


Sinopse: Este livro consiste de uma coletânea de resumos e artigos do IV From Micro to Macrocosmos (FMTM). Este evento teve início em 2011. Atualmente, ocorre a cada dois anos e promovido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Astronomia e Cosmologia (GEPAC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceara (IFCE). O FMTM tem como objetivo promover a divulgação cientifica das áreas Astronomia, Astrofísica, Física de partículas, Cosmologia e áreas afins. O presente livro contempla todas essas áreas, como pode ser visto em suas secções. Os organizadores da obra agradecem a participação de todos os autores e desejam que este trabalho persista de forma duradoura.


Concepções alternativas sobre natureza da ciência na formação inicial de professores de física: o CEK como metodologia e a HFC como estratégia

Organizadores: Christian Gama Cavalcante e Mairton Cavalcante Romeu

Área: Física


ISBN: 978-65-86445-13-8




Páginas: 192


Ano: 2020


Sinopse: Esta obra traz concepções que se contrapõem à proposta tradicional de um ensino baseado no formalismo expositivo e memorístico, um ensino que procura resgatar concepções alternativas de ciências, sobre ciências, vivências práticas que partem do senso comum, e com isso, por meio de metodologias já testadas e validadas cientificamente, apresentam uma proposta de intervenção mais significativa na sala de aula, considerando os sujeitos cognoscentes como atores e protagonistas do seu próprio processo de aprendizagem.


Didática das ciências e da matemática: experiências no ensino superior

Organizadores: Francisco Ronald Feitosa Moraes e Adílio Junior de Souza

Área: Ciências exatas


ISBN: 978-65-86445-38-1




Páginas: 255


Ano: 2020


Sinopse: A produção deste livro visa, entre outros pontos, apresentar estudos teóricos e práticos, experiências significativas nas salas de aula ou fora delas, além dos resultados de outros projetos e pesquisas desenvolvidas em monitorias e extensões aprovadas em editais internos da Universidade Regional do Cariri, da Unidade de Campos Sales (UDCS/URCA). A intenção deste livro é tornar pública as pesquisas das práticas docentes e discentes na UDCS/URCA, realizadas com o intuito de promover a formação de professores, fundamentada em teorias, práticas e pesquisa, coerente com as necessidades educacionais dos futuros professores.


Sinalário de Química

Organizadores: Cléia Rocha de Sousa Feitosa, Jane Eire Silva Alencar de Menezes, Gabriela de Souza Gomes Leitão e Olavo Igor Gomes Vieira

Área: Química


ISBN: 978-85-7826-873-2




Páginas: 113


Ano: 2023


Sinopse: A presente publicação trata-se de um sinalário de terminologias químicas em Libras. A obra é uma ferramenta de apoio para atender a profissionais da educação, a estudantes surdos, a comunidade surda e demais interessados, e ainda os alunos do Curso de Química da Universidade Estadual do Ceará, que estão em formação, e no futuro serão profissionais da Educação, que, muito possivelmente, receberão alunos surdos em suas salas de aula. O objetivo principal do Sinalário é oferecer sinais específicos da área de química aos profissionais da área de Química, intérpretes e pesquisadores, para garantir a acessibilidade de pessoas surdas.


Uma breve introdução à simulação computacional aplicada à química

Organizadores: Aluísio Marques da Fonseca, Emmanuel Silva Marinho e José Cleiton Sousa dos Santos

Área: Química


ISBN: 978-85-7826-874-9




Páginas: 196


Ano: 2023


Sinopse: A Química é a área da ciência que se dedica ao estudo da composição, da estrutura, das propriedades e da transformação da matéria, possuindo um caráter experimental. Este livro é uma introdução às diferentes áreas e métodos da química teórica e computacional. com o objetivo de trazer referências importantes para o aprofundamento do tema. Desse modo, a obra propõe ao leitor avançar independentemente para áreas mais específicas da Química.