Workshop de violino popular na UECE – dia 18 de julho

8 de julho de 2019 - 18:24

A violinista e pesquisadora Mathilde Fillat ministrará um workshop de violino popular no Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará.
O evento será dia 18 de julho, às 13:30 no Bloco F (Música) e é aberto aos alunos, músicos das orquestras universitárias e estudantes de música em geral.
A inscrição será no próprio dia do workshop.

Mathilde Fillat (SP)

Mathilde nasceu na França e é violinista e pesquisadora da música popular brasileira. Atualmente é doutoranda em Música na Unicamp, na área de performance, e pesquisa a mais nova geração de violinistas na música popular no Brasil. (Herz, Panesi e Krassik).

Também se especializa na questão do corpo em relação à performance musical, utilizando a técnica Alexander. Estudou Consciência Corporal para Músicos com a professora Eleni Vosniadou e segue em formação profissionalizante em Consciência corporal. Integra a Orquestra Mundana Refugi formada por músicos brasileiros, imigrantes e refugiados de diversas partes do mundo. Mathilde recebeu em 2017 a Menção Honrosa na 25º Edição do Prêmio Nascente (USP) na área de Música Popular na Categoria Interpretação Instrumental.

Começou sua formação na França, aos 4 anos de idade, no conservatório de Romans onde se formou em violino clássico (Medalha de ouro), música barroca, música de câmara e orquestra. Foi violinista e solista da orquestra Eleazar de Carvalho (CE), depois voltou para França a fim de se aperfeiçoar em violino no conservatório de Lyon com a professora Claire Bernard. Em 2010, Mathilde fez um intercâmbio em Southampton na Inglaterra onde tocou na Orquestra Sinfônica da cidade. Em 2013 participou de um grupo de cordas em Lyon chamado Meltin’Cordes. Também linguista e produtora, fez graduação e mestrado em Línguas Estrangeiras Aplicadas na Universidade Lumière Lyon 2 (França). Obteve um mestrado em Artes de Espetáculo na área de Direção Artística de Projetos Culturais na Universidade de Montpellier 3 (França) e trabalhou em seguida como produtora no selo “Núcleo Contemporâneo” em São Paulo ao lado do pianista Benjamim Taubkin e na produtora musical “Lamastrock” na França. Tem formação em violino jazz na escola Jazz Action Montpellier (JAM) na França. Foi aluna regular de Ricardo Herz em São Paulo. Desde 2016 tem aulas regulares com o violinista Nicolas Krassik, que a acompanha até hoje.

Em 2018 concluiu mestrado em Música na USP sob a orientação do Prof. Dr. Ivan Vilela e obteve o título de Mestre em 2018. No Brasil ministrou masterclasses de violino na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e também um curso de violino em Fortaleza (CE) na Viva escola Curso de Música na Universidade Estadual do Ceará (UECE).