ORQUESTRA TRANSVERSAL NA MOPI

12 de dezembro de 2019 - 17:05

ORQUESTRA TRANSVERSAL NA MOPI

A Orquestra Transversal apresenta nesta quinta-feira 12 de dezembro um show inédito incluindo participações muito especiais de Léa Freire, a tutora do projeto “Peripécias Transversais”, Pedro Madeira, bandolinista ex-Laboratório de Música, Léa Duez, flautista francesa ex-integrante da Orquestra e Pedro Façanha e Brena Freire, instrumentistas de renome na nossa cena local.

No repertório deste show teremos arranjos inéditos de músicas de Léa Freire, trabalhadas durante esse tempo de residência no Porto Iracema, além de obras de Luizinho Duarte, ex-Laboratório de Música, Pedro Madeira, Hermeto Pascoal, Ednardo, dentre outros.

Atualmente com doze componentes, o grupo contempla alunos e ex-alunos de flauta transversal tanto do Bacharelado em flauta quanto da Licenciatura em música da UECE, sob a direção do professor Heriberto Porto. Além das flautas o grupo tem o auxílio luxuoso do violão e da percussão que dão a sustentação rítmica e harmônica.

O grupo desenvolve o estudo, a execução e a divulgação de repertório camerístico clássico e de linhas contemporâneas, bem como a música brasileira, popular e erudita. Estimula e acolhe ainda a produção de compositores e arranjadores locais. Liduino Pitombeira, Jaderson Teixeira, Luizinho Duarte, Aroldo Araújo já escreveram para o grupo.
A Orquestra Transversal constitui-se em uma das atividades mais atuantes da cena instrumental do Ceará. Desde 2006, o grupo desenvolve um trabalho com regularidade de ensaios e permanência de integrantes.
A Orquestra transversal já se apresentou em diversos eventos da UECE, em festivais de música e concertos em teatros em Fortaleza e no interior do Estado além de apresentações de cunho social, como em comunidades da periferia, em escolas de música, em hospitais. Destaque para as apresentações no IPREDE, no teatro Carlos Câmara, no CCBJ, no CCBNB, no Dragão do Mar, no Teatro José de Alencar, na Conferencia Internacional de Educação Musical de Sobral, em escolas públicas, em praças, asilo de idosos, prisões, etc.

São membros do grupo:
Heriberto Porto: diretor
Ailton Santana, Samuel Pereira, Manuel Barbosa, Willian Robson, Mateus Albano, Marcílio Holanda, Yan Guedes e Sara Rebeca, flautistas
William Madeiro: Violão
Agenor Pereira : percussão

LINKS: https://www.youtube.com/watch?v=UmW1-IRugZo
https://www.youtube.com/channel/UCZatTpOWDMCdrT1Uvf5eMow/videos