OFICINAS COM MAGDA PUCCI & GABRIEL LEVY, NO CURSO DE MÚSICA DA UECE

17 de setembro de 2019 - 17:45

Data: 20 de setembro de 2019 (sexta-feira).
Horário: 9h – 12h.
Local: Auditório do Curso de Música da UECE, Bloco F, Universidade Estadual do Ceará , Campus do Itaperi.
(Av. Dr. Silas Munguba, 1700, Itaperi, Fortaleza /CE).

GRATUITO

Oficina1: Cantos da floresta – uma aproximação com o universo sonoro indígena brasileiro.
Ministrante: Magda Pucci.

A proposta é fazer conhecer alguns cantos de grupos indígenas de diferentes partes do país como: Kambeba, Krenak, Paiter Surui, Ikolen-Gavião, Guarani, Yudjá, Kaingang entre outros. A ideia é que os participantes se aproximem dessas sonoridades indígenas, propiciando o conhecimento da cultura dos povos originários e intensificando a conscientização sobre a diversidade cultural indígena. Através de jogos, de exercícios de escuta, do canto, de exploração de instrumentos, vamos vivenciar um pouco dessas culturas.

Oficina 2: Músicas do Mundo nas Escolas – Brincando com os sons de aldeias, cidades e palácios.
Ministrante: Gabriel Levy.

Brincadeiras, canções e outras propostas pedagógicas para realizar uma viagem musical pelos mil e um cantos da Terra.
O curso promove um contato prático com músicas e brincadeiras de diferentes culturas possibilitando a vivência de um repertório variado de diversas tradições sempre através de atividades lúdicas e integradas com movimento.
O curso visa sensiblizar o professor às diversas possibilidades de utilização do repertório de músicas do mundo na sala de aula.

Magda Pucci:
Musicista – arranjadora, compositora e cantora –, além de pesquisadora da música de vários povos, há mais de 20 anos. É diretora musical do Mawaca, grupo que canta em cerca de vinte línguas. É graduada em Regência pela ECA-USP, mestre em Antropologia pela PUC-SP e doutora em Performance and Creative Arts pela Universidade de Leiden, na Holanda. Desenvolveu vários projetos no Terceiro Setor, como Meninos do Morumbi, Ação Comunitária, Grupo de Refugiados no SESC Carmo, entre outros. É coautora com Heloisa Prieto dos livros ‘De todos os cantos do mundo’ (2008) e Contos Musicais (2014). Em parceria com Berenice de Almeida, publicou ‘Outras terras, outros sons’ (2003), ‘A floresta canta: uma expedição sonora por terras indígenas do Brasil’ (2015), ‘A grande Pedra’ (2015). Criou o projeto Cantos da Floresta – iniciação ao universo musical indígena, com livro, CD e plataforma com material didático para professores. É coordenadora do espaço cultural Estúdio Mawaca, além de ministrar palestras, oficinas e cursos de músicas do mundo e de cultura indígena brasileira em várias instituições, como TECA Oficina de Música, ABRAORFF, Fladem Brasil, Harmony Games (Espanha), Casa Tombada, Enny Parejo, congressos internacionais e nacionais, no SESC entre outros. Foi professora convidada do curso Musicalidades Indígenas na Faculdade de Educação da UNICAMP. É professora do curso de Pós-Graduação em Educação musical na Escola de Artes EMBAP e da Pós em Artes do Instituto Singularidades.

Gabriel Levy:
Músico e educador, vem realizando curadorias e propondo uma série de cursos para músicos, professores ou publico em geral, voltado para a diversidade musical do mundo, já tendo realizado cursos no Brasil em parceria com Itaú Cultural, Sesc, Festivais de Música,Projeto Guri e no exterior. É co-autor dos livros Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada, entre outros.
Teve suas obras interpretadas por grandes artistas mundiais como o Duo Assad, o cellista americano Yo-yo Ma, o clarinetista cubano Paquito d’Rivera, entre outros. No Brasil é conhecido por participar de alguns dos mais importantes trabalhos ligados à world music como o grupo Mawaca, a gipsy-band Mutrib, a Orquestra Mundana, o alaudista Sami Bordokam, e a cantora Fortuna. Foi diretor musical de vários Festivais entre eles Encontros de Música e Dança do Mundo (Imbassaí, Bahia); Festival de Música e Danças dos Bálcãs (SESC Pompéia), Festival Ethno Brazil 2018 (Jeunesses Musicales Internacionales), entre outros.
Em 2015 foi premiado com o PROAC para seu primeiro CD instrumental autoral: Terra e Lua e em 2016 foi indicado ao Premio da Musica Brasileira como Melhor Instrumentista.

As oficinas integram as ações do Projeto Sesc – Sonora Brasil: a música dos povos originários.

Mais informações:
85 98911 0285 – Karine.