Oficina de trombone e palestra sobre ansiedade na performance musical com Samuel Barros

9 de setembro de 2019 - 17:50

O trombonista Samuel Barros ministrará oficina de trombone e dará uma palestra sobre a ansiedade na performance musical, dia 26 de setembro no Curso de Música da UECE.

A palestra acontece pela manhã, das 9:30 às 11h e o master class será pela tarde a partir das 14h.

A entrada é livre para todos os interessados, tanto do curso como de fora.

Falando sobre ansiedade na performance musical: o biofeedback como medida interventiva e autorregulação da ansiedade.

Samuel Barros

Resumo:
A ansiedade na performance musical (APM) tem-se destacado como uma ocorrência de grande impacto no bem-estar do músico, interferindo comportamental, fisiológica e cognitivamente na performance, seja ela a solo ou em grupo. Os principais sintomas associados à APM são: sensações de medo, pensamentos automáticos negativos, erros de notas, diminuição da concentração, tremores, postura retraída, salivação, batimentos cardíacos acelerados, problemas gastrointestinais, etc. A recorrência destes sintomas durante uma performance pública faz com que o músico muitas vezes tenha dúvidas em seguir a carreira musical pelo impacto ocupacional-profissional e pessoal indissociável. Analogamente a isso, se faz necessário combater a APM, de modo a contribuir para o desenvolvimento de estratégias inovadoras que possibilitem diminuir os sintomas angustiantes de manifestações de estresse e, com isso, melhorar a performance musical. Evidencia-se, para este efeito, o biofeedback, uma técnica terapêutica que permite a substituição de respostas ansiosas por outras mais adaptativas em tempo real, possibilitando ao individuo a autorregulação, identificação e tomada de consciência das reações psicofisiológicas inerentes a um estado de ansiedade, traduzindo-se, naturalmente, no aumento da confiança do músico em situações emocionalmente exigentes, quer em contextos de formação e ensino da música, quer em contextos de prática profissional.

Samuel Barros é Doutorando em Música (Estudos em Performance) pela Universidade de Aveiro, Portugal, Mestre em Música (Performance) pela mesma universidade, e Licenciado em Música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Como pesquisador, desenvolve intensas atividades no âmbito de projetos de investigação sobre ansiedade na performance musical voltada ao bem-estar do músico, com a orientação da Dra. Helena Marinho (Departamento de Comunicação e Arte) e coorientação da Dra. Anabela Pereira (Departamento de Educação e Psicologia). Como músico trombonista, tem atuado principalmente em orquestras e bandas sinfônicas, orquestra de jazz, música de câmara, ensino e aprendizagem, tendo sido orientado pelos professores: Radegundis Feitosa, Sandoval Moreno, Marcos Flávio, Marcelo Bambam, Gilvando Silva, Raul de Souza, Gilberto Cabral, Frank Jardilino, James Lembens, Jacques Mauger, Brett Baker, Chris Buckholz, Francisco Couto e Jarrett Butler.