I Seminário Poéticas do Som – dias 27, 28, 29 e 31 de agosto de 2019

SEMINÁRIO I POÉTICAS DO SOM
DIAS 27, 28 E 29 DE AGOSTO NO AUDITÓRIO DO CURSO DE MÚSICA DA UECE – 9H00
DIA 31 DE AGOSTO NA PRAÇA DAS FLORES – 16H00

O L.I.A. – Laboratório de Interações Artísticas da UECE promoverá entre nos dias 27, 28,29 e 31 de agosto o Seminário I Poéticas do Som. O evento acontece no Auditório do Curso de Música e reunirá artistas e pesquisadores para diálogos, mostra de vídeos, palestra e performance sobre Arte sonora e Estética.

O LIA é um Projeto de Extensão que surge com a finalidade de criar e realizar arte através de um espaço de experimentação de novos meios, com liberdade de conteúdo, para onde possam convergir propostas estéticas interdisciplinares resultando em poéticas, instalações, e interações com a sociedade através de ações nos espaços públicos da cidade e no Campus de modo a aguçar relações, a sensibilidade, a dialogia e a ampliação da própria noção de arte.
Os integrantes envolvidos são estimulados a pensar sua atividade artística de modo coletivo. Também são instigados a considerar a interação com a sociedade e os sentidos da arte como um gesto político/estético. Os graduandos que participam do Laboratório refletem sobre as possibilidades de extrapolar os espaços convencionais como a sala de aula, a sala de concerto, o palco ou espaço de contrato para realizar “função” musical. Atuamos em duas perspectivas: teórico investigativo e performático e criativo. Nossas ações são:
a) POÉTICAS DO SOM: intervenções e performance;
b) CINE PAREDE: cinema projetado na parede de um espaço público e também no Campus da UECE. Essa atividade é aberta ao público e terá periodicidade mensal.
c) RESIDÊNCIAS MUSICAIS: interface com outra linguagem ou grupo musical ou artista convidado.
d) EM TESE: colóquios sobre arte. Espécie de fórum para comunicação da pesquisa e experiências em arte. Periodicidade bimestral. A atividade é aberta a comunidade e se dará no Campus.
e) ENCONTROS, SEMINÁRIOS E MINICURSOS: Promoção de eventos com convidados para debates e comunicação de estudos. Atividade desenvolvida pelos estudantes a partir do estudo teórico.
f) PRODUÇÃO CIENTÍFICA: textos coletivos do grupo a partir dos estudos teóricos e da reflexão sobre as performances realizadas.

O Seminário Poéticas do Som é uma iniciativa que visa a criação de um espaço de discussão e reflexão em torno de experiências musicais contemporâneas. As apresentações focam quatro aspectos da experiência artística: os processos criativos em Música e Arte Sonora, a noção de Estética como política, a fruição e escuta e a experiência com atividade prática. Esses aspectos juntos convergem para um esforço de se examinar as muitas formas de partilha da arte nas sociedades. O que vem a ser música? Para quem fazemos música e como a fazemos na sociedade do consumo? Toda arte é política? Como a arte sonora e a música podem ser inseridas na experiência de todos? Como habitamos e escutamos nossas cidades?
Cada convidado e as obras apresentadas refletem cada qual, aspectos dessa tensão: a música e a sua escuta, sua experiência e as possibilidades de sentidos dessa relação no cotidiano. Os processos criativos serão apresentados pelos artistas Germán Gras, Uirá dos Reis e Eric Barbosa que comentarão suas obras. A historiadora Prof. Dr.ª Valéria Alves, do Curso de História da UECE fará uma palestra discutindo as poéticas da Tropicália e a estética como política. O coletivo Tambores de Safo e a cantora Luiza Nobel farão um depoimento sobre as relações entre política, corpo e performance. Para mostra de vídeos, a compositora argentina Veronica Cerrotta
enviou duas composições resultantes de gravações baseadas no conceito de Paisagem sonora.
É possível discutir o espaço e o lugar por meio da escuta das cidades de Fortaleza e Rio de Janeiro. A artista cearense Waléria Américo escolheu a obra Pendular que será apresentada em vídeo. As performances incluem a estreia do G.E.M. – Grupo de Experiências Musicais coordenado pelo Prof. Tadeu Barros, do Curso de Música e a obra “Horizonte Aparente” de Ayrton Pessoa para gravações e clarinete. Haverá a experiência baseada nos conceitos de caminhar e escutar. Trata-se de uma deambulação sonora, um percurso pela cidade proposta pela mestranda do ICA, Rhachel Martins, que integra o L.I.A. O local de encontro dos interessados nesta atividade será a Praça das Flores, na Aldeota às 16h do dia 31/08.
A frequência no Seminário dará certificado aos participantes. Inscrições na Secretaria do Curso de Música ou durante o Seminário. A Coordenação geral do Seminário é da professora Dr.ª Lucila Basile.

Informações lab.lia@gmail.com
9 9711 6084 Prof.ª Lu Basile
9 9612 4564 Tiago Alves (bolsista e integrante L.I.A)