Ewerton Oliveira, pianista e compositor, na UECE, dia 11de março

28 de fevereiro de 2020 - 16:44

O pianista pernambucano radicado na França, Ewerton Oliveira, ministrará uma conferência com o tema: Ferramentas para ler, compreender e interpretar o Calendário do Som de Hermeto Pascoal.
Na mesma ocasião o pianista conversará com os alunos e comunidade musical cearense sobre os caminhos de uma carreira de músico, compositor e pianista.
Um master class em um formato mais aberto e descontraído. Um bate papo onde a troca de idéias e experiências venham convergir na estimulação
de uma criação musical genuína e sincera. Escutar o caminho, as influências e escrever. Alguns exemplos serão dados com composições pessoais relatando assim as historiasque as envolvem além de outros aspéctos técnicos.

Dia 11 de março
Horário 9:30
Local: Auditório central da UECE
Público alvo: alunos da UECE, músicos profissionais e amadores, comunidade em geral. Entrada livre.

“A Música de Ewerton Oliveira está situada nos encontros do jazz e do que podemos chamar de « música tradicional ». Suas composições e sua maneira de tocar, evocam nuances melódias e rítmicas do Nordeste do Brasil.”

“Ewerton Oliveira é pianista, compositor e musicólogo natural de Recife e baseado na cidade de Lyon (França). Nos últimos anos, se apresentou em vários festivais ao lado de artistas de várias partes do mundo, da China ao Peru, do Congo à França, Cuba, Espanha, Brasil, Senegal, Índia… Todos esses encontros inspiram e enriquecem a linguagem musical de um artista se que vê em um perpétuo movimento criativo, que vai de dentro para fora.”

Conferência: Ferramentas para ler, compreender e interpretar o Calendário do Som de Hermeto Pascoal

As vésperas dos seus 60 anos, Hermeto Pascoal afirmou ouvir mensagens intuitivas que diziam assim : « – Hermeto, você tem que compor uma música por dia, durante um ano sem parar ! […] você tem que compor no papel porque não é uma obrigação, e sim devoção ». Logo, após a data do seu aniversário, entre os dias 23 de junho de 1996 e 23 de junho de 1997, o compositor se lançou numa tarefa de compor uma música por dia, mas só no ano 2000 que essas partituras foram editadas em formato fac simile e publicadas em um livro chamado: Calendário do Som.

A conferência/concerto tem como objetivo de fornecer elementos que ajudem a leitura, a compreenção e a interpretação do Calendário do Som de Hermeto Pascoal, à partir de tres exemplos do livro em comparação à outras composições do proprio Hermeto e outras composições de nomes como Capiba e Pixinguinha.

Além desta parte teórica, a conferência tem como objetivo de inserindo alguns participantes na prática direta de alguns temas escolhidos do livro Calendário do Som. Nesse caso, pode-se incluir a execução musical de alunos, ou profissionais que queiram tocar os temas propostos/arranjados.

Ewerton Oliveira nos últimos anos, tem se apresentado em vários festivais ao lado de artistas de várias partes do mundo, da China ao Peru, do Congo à França, Cuba, Espanha, Brasil, Senegal, Índia, etc.. Todos esses encontros inspiram e enriquecem a linguagem musical de um artista se que vê em um perpétuo movimento criativo, que vai de dentro para fora. Influências e raízes brasileira.
Natural de Recife, Ewerton Oliveira cresceu ouvindo nas rádios e em manifestações culturais diversos tipos de músicas tradicionais da Região Nordeste, além dos grandes clássicos da Bossa Nova. Aos 16 anos, grava um primeiro álbum aonde atua como corista de um quarteto vocal a capella, além de outras colaborações em estúdios de gravação como pianista e arranjador. Em 2001, integra a classe de piano erudito de Marco António Caneca, na UFPE, onde se dedica trabalhar o repertório de compositores como Saint-Saëns, Fauré, Debussy, Ravel, Satie, além de compositores brasileiros como Nazareth, Santoro, Villa-Lobo, Lacerda, Miranda e Nobre.
Em 2005 representa a Universidade Federal de Pernambuco juntamente com o grupo contracantos em uma turnê na França (2005, ano bilateral do Brasil na França), e nesta ocasião decide continuar os estudos na cidade de Lyon, onde se instalou no ano seguinte (2006).

Do Brasil para França

Após um ano de intercâmbio entre as universidades UFPE e Lumière Lyon 2, Ewerton integra a classe de piano jazz de Mario Stantchev no Conservatório Nacional Regional da cidade Lyon, e, paralelamente, através de uma dispensa de disciplinas, valida o curso de Licenciatura em Música no périodo de um ano letivo na mesma universidade (Lyon 2).
Após a validação do diploma de Licenciatura em Música, Ewerton Oliveira ingressa no mestrado em Musicologia. Seu campo de pesquisa? Hermeto Pascoal, compositor e multi- instrumentista brasileiro. Mais precisamente sobre O Calendário do Som, obra em que o compositor escreve uma composição por dia entre os anos 1996 e 1997. « – Esta pesquisa me levou a outros caminhos… Como compositor, me dei conta que minhas inspirações vêm de diversas fontes, imagens, lembranças, e quase sempre de textos variados da poesia a filosofia. Tudo isso me estimula e desperta a minha criatividade ».
Incentivado por Mario Stantchev (pianista e compositor bulgaro) no CNR de Lyon, Ewerton Oliveira encontra um apoio e um incentivo a se dedicar às suas próprias composições no intuito de desenvolver sua própria linguagem musical. « – Posso confirmar que o que componho encontra-se numa estética entre jazz e música tradicional».
Além de pianista e compositor, Ewerton Oliveira também se dedicou na área dos arranjos musicais. Em 2014, respondendo a uma encomenda do Conservatório Nacional Regional de Lyon (onde foi aluno), para o Festival Cordas Sons d’Hiver, assina os arranjos de uma grande parte do conjunto de peças da obra « Quadros Em Exposição » de Moussorgky. A criação envolvendo uma releitura completamente original misturando, jazz, música tradicional do Nordeste do Brasil e por vezes uma estética de música contemporânea, foi apresentada em Janeiro de 2014 no anfiteatro da Ópera Nacional de Lyon. Vinte e um músicos em um efetivo completamente original, erhu, cordas, bateria, quinteto de saxofones, flautas, sax-horn, clarone, piano, com músicos de diferentes países « Orquestra Poliglota ».
Em 2016, além de atuar como pianista e compositor, ele também assina os arranjos juntamente com o Ernesto Burgos (Cuba) para o projeto Rumbanama. Projeto envolvendo 15 músicos brasileiros, franceses, cubanos, espanhóis, congoleses, indianos e chineses. O projeto Rumbanama colocou em evidência os diferentes caminhos do estilo musical « Rumba ». O espetáculo foi apresentado em várias cidades da Espanha incluso o Festival Pireneos Sur, e na « Noite da Rumba » do renomado festival Les Nuits de Fourvière (Lyon).

Da França para o Brasil

Encontros e colaborações musicais iniciam-se no ano de 2016. Ewerton Oliveira tem a oportunidade de tocar juntamente com Vincente De Castro « Parrita » (Espanha), AmratHussain (India), Faya Tess (Congo RDC), Li’Ang Zhao (China), Edmundo Carneiro e Cacau Queiroz (Brasil), José Ballumbrosio (Perú), Youssouph Koutoudiou (Senegal) Mario Gonçalves (Cabo Verde), além do início do projeto Rencontre (Encontro) em duo com o baterista carioca Zaza Desiderio.
Entre 2016 e 2018, o duo « Rencontre » teve uma intensa atividade de concertos, passando por festivais como Jazz à Vienne, Gaga Jazz, Le Péristyle de L’Opéra de Lyon, Sunside Jazz Club, Crest Jazz Club, Le Train Théâtre, entre outros.

Albums gravados na França :
« Rencontre »
CD – Album 19 temas – Data de lançamento 2016
Zaza Desiderio & Ewerton Oliveira (compositores e interpretes)