Curso de Música da UECE recebe a pesquisadora Dra. Bibiana Bragagnolo

25 de setembro de 2019 - 17:21

Curso de Música da UECE recebe a pesquisadora Dra. Bibiana Bragagnolo.

A Dra. Bibiana ministrará a palestra sobre o tema: Pesquisa Artística: Novos Caminhos para Pesquisa e/em Performance.
A palestra acontecerá dia 1 de outubro às 9:30 no auditório do Curso de Música – bloco F – Campus do Itaperi e é aberta a todos que se interessam pela pesquisa em música.

Bibiana Bragagnolo é Doutora em Musicologia pela Universidade Federal da Paraíba, sob a orientação do Prof. Dr. Didier Guigue, com período de doutorado sanduíche na Universidade de Aveiro, financiado pela CAPES e sob orientação do Prof. Dr. Luca Chiantore. Bibiana tem desenvolvido atividades como pianista, atuando principalmente dentro do grupo de música experimental Artesanato Furioso, e como pesquisadora, sobretudo na temática da inserção da performance na análise musical e no campo da pesquisa artística. Em 2018 recebeu o Prêmio TeMA pelo artigo “Os contrastes sonoros em Contrastes de Marisa Rezende” e em 2015 realizou, como solista, a estreia brasileira do Concerto para Piano Preparado e Orquestra de Câmara de John Cage.

Resumo

A performance e as práticas performáticas permaneceram por muito tempo subjugadas como campo de pesquisa em música, estando sempre atrelada a outras áreas, como a musicologia, a análise musical ou a psicologia da música. Neste contexto, o performer se via mais frequentemente como objeto de estudo do que de fato desempenhando o papel central de pesquisador. Nas últimas décadas, a ascensão da pesquisa artística enquanto concepção de pesquisa trouxe consigo inúmeras possibilidades para o campo da performance musical, levando a prática e o próprio performer para o centro dos debates. No âmbito da pesquisa artística o performer atua com uma dupla função: se torna pesquisador, mas sem abrir mão de seu papel de artista. Aliás, na pesquisa artística, a própria prática artística é o principal motivador de toda e qualquer atividade de pesquisa. Desta maneira, o performer deixa o lugar de mero executor (ou intérprete) e se assume ativamente como pesquisador, atuando de maneira crítica sobre as obras musicais na construção de suas performances. Porém, por ser ainda recente (especialmente no Brasil), o campo da pesquisa artística traz consigo uma série de reflexões necessárias, sobretudo sobre as suas metodologias, a inserção dos processos experimentais na performance, a reavaliação do papel do performer dentro da tradição de performance e a revisão do entendimento ontológico tradicional da obra musical. A partir de um breve histórico e conceitualização sobre a pesquisa artística e explanação sobre estas reflexões principais, serão apresentadas algumas possibilidades já efetivadas de projetos performáticos dentro da pesquisa artística, com a finalidade de expor caminhos viáveis que podem ser pensados e desenvolvidos desde o início da trajetória de qualquer instrumentista. Mais do que a inserção efetiva da performance (e do performer) dentro do contexto da pesquisa em música, a pesquisa artística traz consigo a possibilidade de reformulação de práticas performáticas e de criação de novos caminhos dentro das tradições de performance, de modo que o performer possa assumir seu papel decisivo enquanto conformador da obra musical e agente verdadeiramente criativo.