23 de setembro de 2019 - 17:26

A Banda Sinfônica da UECE faz concerto inédito no Theatro José de Alencar e tem solistas convidados

O concerto acontece dia 04 de outubro no palco principal do Theatro José de Alencar e traz para o público a estreia do Concerto Carioca nº. 2, do compositor Radamés Gnatalli, com os solistas Diogo Monzo, piano, David Krebs, bateria e Pedro Façanha, contrabaixo.

O Concerto Carioca, escrito por Radamés Gnatalli, em 1964, foi dedicado ao Tamba Trio, que tinha Luiz Eça como pianista, arranjador e compositor. O concerto possui um diálogo único entre as linguagens de música popular e música erudita.

A adaptação para banda sinfônica e trio foi elaborada pelo maestro Marcio Spartaco Landi. No programa também serão apresentadas obras de Claude Debussy, Luiz Eça e de Diogo Monzo.

Projeto: Concertos da Banda Sinfônica da UECE

Quando: Dia 04 de outubro de 2019, sexta-feira, às 20:00h

Local: Theatro José de Alencar

Ingressos: 30 reais (inteira) – 15 reais (meia)

Regência e Arranjos: Marcio Spartaco Nigri Landi

Direção Musical e Produção: Fernanda Quinderé

Solista convidado: Diogo Monzo

Banda Sinfônica da UECE

O projeto “Banda Sinfônica da UECE”, inicialmente criada com o nome de “Grupo de Sopros do Curso de Música da UECE”, começou suas atividades no ano de 2006, sendo orientado e regido pela professora Inez Martins desde sua criação até o ano de 2012. Em 2013, o grupo passou a ser regido pelo professor Potiguar Fontenele, tendo a professora Elidia Clara Veríssimo na direção geral do projeto. A proposta de formação de uma banda foi motivada pela forte presença na cultura cearense e brasileira das bandas de música tradicionais, importantes organismos de preservação e divulgação da música. Desde 2014, tem à frente da direção artística o professor Marcio Spartaco Nigri Landi.

Marcio Landi é Doctor of Musical Arts in Orchestral Conducting pela University of Missouri-Kansas City(bolsista CAPES/FULBRIGHT, 2009-2013). Marcio Landi possui mestrado em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e graduação em Bacharelado em Música com Habilitação em Composição e Regência pela mesma instituição. Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Ceará, diretor do Laboratório Banda Sinfônica – LBS, coordenador do grupo de pesquisa Investigação em Regência e Interpretação Musical – IRIM, presidente do Simpósio de Regência e Interpretação Musical – SIRIM, coordenador e regente titular da Banda Sinfônica da UECE.

Sob sua regência atuaram importantes solistas como os flautistas Celso Woltzenlogel (BR), Eers-Ljungar Chapelon (França), Felix Renggli (Suiça), Polema Peskema (Rússia), Cláudio Barile (ARG), Gérard Bourgogne (França), e Robert Stallman (USA); assim como Debora McDavid (soprano, USA), Dennis Parker (cello, USA), Virginia Hogan (piano, USA), Eduardo Monteiro (piano, BR), Karen Davis (piano, USA), Martha Herr (soprano, USA), Regina Helena Mesquita (contralto, BR), Laura Bártoli (contralto, BR), Berenice Barreira (soprano, BR), Silvia Mateus (soprano, PO), Eduardo Abumrad (baixo, BR), Sergio Oliveira (contrabaixo, BR), Robert Black (contrabaixo, USA) além de nomes consagrados da música instrumental brasileira como Francis Hime, Wagner Tiso, Hermeto Pascoal, Altamiro Carrilho, José Menezes, Paulo Moura, Nonato Luiz entre outros. Como Diretor Artístico e arranjador vem estabelecendo importantes parcerias com diversos grupos artísticos tendo produzindo obras originais para a formação de câmara e grupos de tradição popular, trazendo o folclore do maracatú à sala de concerto, a cantoria de tradição repentista, assim como o reisado Auto da Burrinha criado pelo projeto Um Canto em Cada Canto e a estreia da ópera inédita de Paurillo Barroso, A Sinharinha.

Diogo Monzo é um jovem músico e compositor reconhecido internacionalmente. Selecionado entre os Top 5 no “Made in New York Jazz Competition”, escolhido uns dos melhores instrumentistas do ano de 2015 e 2018 pelo site “melhores da música brasileira” – pelo disco “Meu Samba Parece Com Quê?” e pelo disco “Diogo Monzo Filho do Brasil”. Autor do cd “Diogo Monzo Filho do Brasil” lançado pela gravadora “Biscoito Fino”. Autor do CD “Luiz Eça por Diogo Monzo”, um tributo em homenagem ao pianista e compositor brasileiro Luiz Eça. Autor do livro e do CD “Hinos Tradicionais Sob Uma Nova Concepção” e do CD “Meu Samba Parece Com Quê? Doutorando em Música pela UNIRIO. Mestre em Música pela UNB (Universidade de Brasília). Graduado em Piano Clássico pelo Centro Universitário Conservatório Brasileiro de Música – RJ. Tem se apresentado em diversas salas, auditórios, programas de televisão e festivais. No dia 4 de dezembro de 2015 fez a sua estreia na Europa, onde apresentou três concertos de piano solo na Hungria, em Portugal e na Itália. No dia 21 de maio de 2016 fez a sua estreia nos EUA, em Nova York, no Tribeca Performing Arts Center, junto com grandes nomes do jazz como Rufus Reid, Tommy Campbell, Philip Harper, Bobby Sanabria e Randy Brecker. Desde então, Diogo tem se apresentado pelo Brasil e em diversos países.

Integrantes da Banda Sinfônica:

PiccoloDiego Araujo de Sousa
FlautaFrancisco Bruno Almeida Silva