Webinar Let’s E.A.T. acontecerá no dia 11 de dezembro recebe inscrições
25 de novembro de 2025 - 11:07

Este webinar explorará o papel do ensino superior e da aprendizagem nas transições para a agroecologia. Crises recentes expuseram as vulnerabilidades do modelo alimentar industrial dominante, cada vez mais responsável pela extensa degradação ambiental, problemas de saúde, injustiças sociais e incapacidade de aliviar a pobreza generalizada. Esses desafios convergentes impulsionaram o interesse na agroecologia como uma alternativa atraente que oferece um caminho promissor para um sistema alimentar mais justo e sustentável.
Embora a agricultura industrial seja frequentemente descrita como intensiva em capital e recursos, a agroecologia se baseia em abordagens intensivas em conhecimento (Altieri e Nicholls, 2005). Nesse contexto, a educação e o aprendizado desempenham um papel central na ampliação dos esforços agroecológicos. Grande parte do aprendizado agroecológico ocorre em ambientes informais e, muitas vezes, de forma horizontal — por meio de organizações de base, escolas de agroecologia, redes de agricultores, trocas de sementes e cooperativas agrícolas (por exemplo, Rosset et al., 2019). Além disso, a educação formal, particularmente no ensino superior, é uma importante alavanca para o avanço e o aprofundamento das transições agroecológicas (Domené-Painenao e Herrera, 2019; Anderson et al., 2021).
Este webinar compartilhará insights da comunidade de prática global Let’s EAT – um grupo de educadores em agroecologia que se reúne há dois anos para aprender em conjunto sobre como ensinar agroecologia transformadora e construir programas de ensino superior. O painel também apresentará exemplos do ensino superior em diferentes contextos regionais (incluindo membros e programas da AEC e da FAO) para compartilhar ideias sobre como o ensino superior e a aprendizagem podem ser implementados de forma a promover transformações agroecológicas. O webinar abordará tanto o conteúdo dos cursos (o quê) quanto a pedagogia (o como), e as maneiras pelas quais o ensino superior pode ser inserido em processos institucionais, territoriais e globais mais amplos para promover transformações justas nos sistemas alimentares. Concluiremos com reflexões sobre como esses insights podem ser coletados e utilizados por uma crescente “comunidade de prática” em educação e pesquisa para a agroecologia transformadora.
Haverá serviço de interpretação em inglês, francês, espanhol e português.
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