UECE tem Ponto de Cultura certificado pela Secult CE

19 de setembro de 2023 - 19:53

“Os pontos de cultura desenvolvem e articulam atividades culturais em sua comunidade e contribuem para o acesso, a proteção e a promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural no Estado”, diz o documento que certifica o Coletivo Ao Pé da Letra como Ponto de Cultura. O reconhecimento é da Secretaria de Cultura do Estado, que segue orientações e normas da Lei 18.012/2022.

Para o escritor Kelsen Bravos, os pontos de cultura são “resultado de longa luta da sociedade civil e surgiram como investimento e apoio a agentes culturais que atuam nas comunidades, permitindo a descentralização da gestão e disseminação de bens culturais nos mais longínquos rincões do país”. O funcionamento de pontos de cultura vinculados a uma instituição de ensino superior, como a UECE, fortalece a integração da universidade com a sociedade e seu papel de agência de produção e dinamização da cultura no estado.

O Coletivo Ao Pé da Letra é composto de escritores(as), desenhistas, pintores, musicistas, designer gráfica, bordadeira e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais voltada para a produção literária e artístico-cultural, tendo publicado vinte e dois vídeos em plataformas digitais que se vinculam ao livro multiplataforma “Ao pé da letra: literatura no balaio de artes” lançado pela EdUece em setembro de 2022. “Somos um grupo de pessoas com visões de mundo diferentes que encontraram nas artes, especialmente na literatura, um espaço para a formação humana com forte conteúdo ético voltado para a transformação social” afirmou a escritora Efigênia Alves, que é professora do IFCE em Jaguaribe-CE.

Logo do projeto

A atriz e produtora cultural Hertenha Glauce compreende que “a certificação recebida pelo Coletivo Ao pé da letra é um justo reconhecimento da sua trajetória na promoção da diversidade artístico-cultural do Ceará”.

Em carta enviada ao Laboratório Cetros, a Exma. Sra. Luisa Cela, secretária de cultura do Estado do Ceará, parabeniza o Coletivo Ao Pé da Letra e afirma que “a titulação é dada como reconhecimento a atuação no campo artístico e sociocultural de entidades e/ou coletivos culturais, situados no estado do Ceará”.

Confira alguns momentos do projeto Ao pé da letra

Escola Balbina Jucá, 29/ago/2023

Hertenha Glauce interpreta conto “Lição” do livro Ao pé da letra, na Bienal Internacional do Livro do Ceará, 2022

Escritora Vania Vasconcelos lê crônica do livro Ao pé da letra na Bienal Internacional do Livro do Ceará, 2022