Proex certifica participantes do curso de extensão “Neoliberalismo no Brasil”

29 de julho de 2023 - 17:56

O laboratório Cetros realizou no período de março a junho de 2023 o curso de extensão “Neoliberalismo no Brasil: um balanço crítico”, com carga horária de 50 h/a. O curso se estruturou em três módulos: Conteúdo e forma da crise estrutural do capital (15h/a); Capitalismo contemporâneo, crise e neoliberalismo no Brasil (15 h/a); Neoliberalismo, fundo público e políticas públicas no Brasil (20h/a). O laboratório contou com parceria do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (MASS) e da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss).

Segundo relatório enviado à Pró-Reitoria de Extensão, o curso cumpriu todas as atividades e fases programadas e alcançou os objetivos com grande êxito. “Participaram do curso profissionais, estudantes e ativistas sociais do Ceará, Goiás, Maranhão, Paraíba, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Amazonas, Minas Gerais, Paraná, Piauí, entre outros”. Cerca de 400 pessoas se inscreveram.

As atividades que ocorreram na forma híbrida, presencial e à distância, alcançaram grande audiência. “No módulo II, obteve-se 3.713 visualizações nos três dias do seminário ‘capitalismo contemporâneo, crise e neoliberalismo no Brasil’ que contou com palestras do professor Marcelo Carcanholo (UFF). Já o módulo III, diz o relatório, alcançou 1.156 visualizações na TV Abepss”.

A certificação do curso foi dividida em duas fases: o primeiro e terceiro módulos foram certificados com 35 horas/aula e o segundo com 15 horas/aula. A certificação seguiu regras estabelecidas pela Proex, como a comprovada participação em, pelo menos, 75% das atividades.

Os arquivos com os certificados encontram-se nos links abaixo e podem ser acessados e impresso pelos participantes.

Certificados de 35h/a (referente aos módulos I e III)

Certificados de 15h/a (referente ao módulo II)