Política de C&T é tratada no caderno 28 do Andes-SN

29 de janeiro de 2018 - 09:22 # # # # # #

Por ocasião do 37o. Congresso, ocorrido em Salvador/BA (22 a 27 de janeiro de 2018), o ANDES-SN lançou o Caderno 28 com o título “Neoliberalismo e política de C&T no Brasil – um balanço crítico (1995-2016)”.

Segundo os organizadores, o Caderno tem como objetivo fomentar estudos e debates sobre temáticas como dependência, política industrial, financiamento e marcos regulatórios de C&T.

O Caderno está organizado em seis sessões. Na primeira, discute o tema da dependência e produção de C&T. A segunda sessão é dedicada ao tema política industrial e política de C&T no Brasil, onde é feito um balanço do neoliberalismo dos anos 1990 ao governo de Dilma Rousseff. As sessões três e quatro analisam os marcos regulatórios da C&T no Brasil, com foco na Emenda Constitucional 85/15 e na Lei 13.243/16.

As últimas duas sessões do Caderno são dedicadas à análise da política de financiamento de C&T e a uma crítica ao modelo gerencialista de universidade e seus impactos sobre o trabalho docente.

Os anexos apresentam uma reflexão sobre a reprodução de velhos mitos no ensino de ciências no Brasil e a apreciação pela Assessoria Jurídica do Sindicato da constitucionalidade e dos aspectos vetados no Marco Legal de CTI.

O Caderno está disponível no site do Sindicato e pode ser baixado clicando aqui.