Laboratório CETROS recebe a visita do reitor da UECE e do diretor do CESA

17 de março de 2023 - 15:34

Na manhã desta sexta-feira, 17 de março, o laboratório CETROS recebeu a vista dos professores Hidelbrando Soares, reitor da UECE, e Neto Cisne, diretor do CESA. Na ocasião, integrantes do laboratório apresentaram o portfólio de ações e produções acadêmicas desenvolvidas por docentes, estudantes e colaboradores(as), além de uma pauta de reivindicações.

A pauta central do encontro foi as condições precárias em que se encontra o laboratório. A mestra em Serviço Social, Tainara Alexandre, apresentou as demandas que ela qualificou “de mais urgentes e necessárias como é o caso da mudança dos aparelhos de ar condicionado e a aquisição de um computador de mesa e dois notebooks para as atividades dos(as) cinco pesquisadores(as) e os mais de vinte bolsistas e colaboradores(as) que atuam no CETROS”.

Já as demandas dos projetos de extensão e iniciação artística desenvolvidos no laboratório foram apresentadas pela Assistente Social da UFC, Richelly Barbosa, que também integra o CETROS e é mestre pela UECE. Segundo ela, a “continuidade dos projetos de artes do laboratório depende de equipamentos de produção de conteúdo, como câmera filmadora, e de caixas de som, microfones e Datashow para apresentações culturais”.

Participaram também da reunião o coordenador do laboratório, professor Epitácio Macário, que expôs o histórico do CETROS, o colaborador Marcílio Freitas e as bolsistas Rita Jennyfer, Stefane Medeiros, Vivian Leal, Ana Raquel, Carla Lima e Thaissa Ellen. O diretor do CESA, prof. Neto Cisne, pronunciou-se reconhecendo a necessidade de reposição dos equipamentos solicitados. Já Hidelbrando Soares, reitor da UECE, fez um relato das dificuldades, desafios e vitórias que vem tendo na expansão da universidade, na contratação de docentes e suprimento de equipamentos para as atividades acadêmicas da instituição.

Ao fim de sua apresentação, o reitor comprometeu-se com a pauta apresentada pelos(as) integrantes do laboratório e sinalizou para a possibilidade de “fazermos uma reunião para comemorar a aquisição e instalação dos equipamentos quem sabe, até o fim de abril do corrente ano”, disse ele. A reunião encerrou-se com a demonstração do talento da bolsista Stefane Medeiros que cantou, em solo, a música Love Yourself, recebendo calorosos e carinhosos aplausos de todos os presentes.