I Jornada Latino-americana “cultura, política e revolução” está com inscrições abertas
29 de setembro de 2019 - 12:12 #Jornada latino-americanaCulturaPolíticaRevolução
O Centro de Estudos Latino-Americanos – CESLA promoverá nos dias 9 e 10 de outubro próximo a “I Jornada latino-americana – cultura, política e revolução”. O evento que inaugura a série ocorrerá na sede da Adufc (Av. da Universidade, 2346, Benfica – Fortaleza).
Em parceria com o CESLA, o laboratório acadêmico CETROS/UECE cumpre mais essa importante tarefa na produção e disseminação do conhecimento implicado com as grandes questões de nossa época.
A seguir, texto dos organizadores do evento:
“América Latina e Revolução são duas expressões indissociáveis. Eric Hobsbawm costumava dizer que nenhum intelectual de esquerda resistia ao feitiço dessa região, local onde “borbulhava a lava das revoluções sociais”. Não à toa, podemos dizer que o século XX, na América Latina, começou com a Revolução Mexicana. Nos anos 50, no momento em que parte da esquerda europeia saia de cena, a primeira revolução de caráter operário explodia na Bolívia. Mas foi com a Revolução Cubana em 1959 que se inauguraria uma era de agitação social e esperança transformadora. Interrompida por uma série de golpes militares e uma forte intervenção dos EUA, o século XX terminava com a lava da revolução esfriando e fornecendo solo rígido à via única do neoliberalismo.
Os primeiros anos do século XXI na América Latina pareciam querer trazer de volta a chama do velho vulcão. Após anos de dominância do modelo neoliberal, diversos países tiveram a oportunidade de serem governados por partidos identificados com a esquerda, no que se convencionou chamar de “onda progressista”. A tônica desse modelo não era outra senão superar a tragédia neoliberal que assolou os países da região. No entanto, passada duas décadas da primeira experiência, o que vimos foi o retorno de governos conservadores e neoliberais, ainda mais radicalizados, ao plano político. Compreender esse movimento, os motivos que interligam esses fenômenos em diversos países, perpassa pela realização de um diálogo crítico entre o passado e o presente da América Latina.
É nesse sentido que nós, pesquisadores do Instituto Federal do Ceará- IFCE, em parceria com outras universidades e instituições, iniciamos a construção e ampliação desse diálogo. De forma colaborativa, envolvendo troca de experiências, reflexões críticas e um olhar ampliado, propomos a construção da I Jornada Latino-Americana – Cultura, Política e Revolução com a temática “da Revolução Cubana à onda progressista – Dilemas contemporâneos.” Acreditamos que a realização desse evento possa contribuir para semear a importância dos estudos sobre nossa região, suas características e desafios na construção de uma alternativa ao capitalismo”.
A programação está centrada no franco debate sobre o esgotamento do chamado “ciclo progressista na América Latina” e os desafios postos para o pensamento crítico latino-americano e para a práxis política transformadora.
As mesas temáticas contarão com a participação de intelectuais, pesquisadores e ativistas que se dedicam à produção científica e cultural voltada para as questões da nação e da classe trabalhadora brasileira.
O evento é uma continuidade do exitoso grupo de estudos “América Latina e o fim da onda progressista – crise e desafios”, coordenado pelo professor Aquiles Chaves e seus colaboradores do Coletivo Centelha, radicado no Instituto Federal do Ceará. Cobrindo parte do primeiro semestre de 2019, as atividades do grupo cumpriram inestimável tarefa formativa e desembocaram na proposição da I Jornada.
As inscrições continuam abertas e podem ser realizadas gratuitamente no endereço eletrônico https://www.even3.com.br/jornadalatinoamericana/.