E-Book do livro “Dimensões da crise brasileira” já está disponível para free download

20 de maio de 2019 - 14:53

O Cetros, em parceria com a EdUece, Editora Práxis e MASS disponibilizam o livro “Dimensões da crise brasileira – dependência, trabalho e fundo público” no formato e-Book para livre download.

Confira o texto de orelha do livro escrito pela professora da Universidade Estadual do Ceará, Erlenia Sobral do Vale.

“O Brasil passa por um período decisivo da luta de classes e dos conflitos sociais. O atual estágio de desenvolvimento capitalista exige saídas que conjugam o ultraliberalismo e o ultraconservadorismo, galvanizando o apoio de amplos setores sociais.

A classe trabalhadora e os grupos sociais oprimidos são impelidos a grandes embates em defesa da democracia, dos direitos sociais e da dignidade humana. Duelam em um novo patamar da luta social, marcado por profundas contradições atualizadas pelo esgotamento do projeto neodesenvolvimentista, esteado na conciliação de classes.

Há uma crise de grandes proporções instaurada no tecido social brasileiro!

O presente livro é fruto dessa crise, pois, por um lado, constitui uma resposta à necessidade do estudo de seus determinantes e, de outra parte, expressa possibilidades de enfrentamento sob a ótica da classe trabalhadora.

Com arrimo no conteúdo e forma da particularidade da formação brasileira e nos fatos da conjuntura, os estudos aqui reunidos giram em torno de três eixos temáticos: crise do capitalismo dependente e impactos no trabalho e no Estado; fundo público, sistema da dívida e políticas sociais; e recrudescimento do conservadorismo e as disputas do território urbano e rural.

O livro abarca um leque de questões que interpelam, especialmente, os/as que se encontram e se reconhecem na trincheira das lutas sociais.

Nessa direção, fornece importante suporte às lutas antissistêmicas, posicionando-se em aberto confronto com o irracionalismo que, dentre outros aspectos, renuncia à natureza classista na análise da vida social.

No primeiro eixo, os/as autores/as expõem a crise que assola o Brasil em suas dimensões econômica e política, ora retomando traços nodais da formação brasileira ora demonstrando em números e argumentos os impactos deletérios sobre o trabalho, as condições de vida das amplas massas do povo e os desdobramentos do golpe de 2016.

No segundo eixo, são investigadas a regressividade do sistema tributário brasileiro e a destinação prioritária do fundo público para o pagamento da dívida do Estado. Como efeito, as políticas sociais, em geral, e as de ensino superior e de ciência e tecnologia, em particular, são penalizadas, abrindo veios para a exploração de capitais privados que miram o lucro farto, rápido e seguro.

As pesquisas do terceiro eixo abrangem temas como o conservadorismo, o racismo e os conflitos pela terra e pela moradia, mostrando como tais elementos se interpenetram e fornecem bases para ações e projetos políticos com fortes traços fascistas. Na contramão, inspirados em valores humanos e democráticos, insurgem-se levas cada vez maiores de pessoas e de organizações de base, como o feminismo, os movimentos negros, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

O/a leitor/a tem em mãos uma obra na qual os fenômenos são tratados à luz das determinações econômicas, sociais, políticas, ideológicas e culturais – sob o primado, afinal, da totalidade!

Eis porque os dados sobre a crise econômica, a disputa do fundo público, as políticas sociais e o conflito em torno da terra e da moradia são analisados como resultados dos enfrentamentos que se desdobram no plano da luta de classes e dos movimentos sociais. Esta perspectiva mostra a atualidade e a ousadia dos textos no trato da conjuntura, buscando nas relações sociais concretas a chave para o entendimento dos fenômenos atuais.

O Laboratório CETROS, abrigado na UECE e organizador desta coletânea – que resultou dos debates feitos no seu VI Seminário, ocorrido em agosto de 2018 – contribui para materializar funções primordiais da universidade pública: refletir, produzir e socializar conhecimentos sobre questões fundamentais da sociedade brasileira.

Mais que uma obra acadêmica, este livro é um exemplo do fazer universidade pública!”.

Erlenia Sobral do Vale

Professora da Uece

Acesse o e-Book clicando aqui.

Disponível, também, no site da EdUece. Clique aqui.