Conjuntura e universidade foi tema do “I Ciclo de Debates do Serviço Social”
12 de fevereiro de 2019 - 12:09
Realizou-se na noite de 11 de fevereiro de 2019 a primeira atividade do “I Ciclo de Debates” do Curso de Serviço Social. Com o tema “Conjuntura e universidade pública brasileira – desafios e perspectivas”, o evento contou com massiva participação de professores/as e estudantes do Curso, que lotaram o auditório do Centro de Estudos Sociais Aplicados durante três horas e meia de atividade.
O “I Ciclo de Debates” é uma deliberação do colegiado do Curso de Serviço Social da UECE que, em sua Semana Pedagógica, decidiu, dentre outras coisas, realizar um evento mensal, reunindo a comunidade do curso para debater conjuntura e um tema específico.
Na primeira atividade, os painelistas expuseram dados e reflexões sobre a universidade públicas em face da nova conjuntura instaurada no país, marcada por profundos retrocessos.
A coordenação geral da atividade ficou por conta de Leila Passos que contou com a colaboração na coordenação da mesa de Higla Policarpo, respectivamente professora e aluna do Curso de Serviço Social da UECE.
Participaram como palestrantes os/as alunos/as Tainara Alexandre, Mariana Aguiar e Rafael Barroso, que expuseram o diagnóstico do ensino superior (Brasil e Ceará) e da pós-graduação. Os/as painelistas são bolsistas da pesquisa desenvolvida no âmbito do laboratório CETROS “Crise brasileira e política de ensino superior e de ciência e tecnologia”.
A análise da Conjuntura ficou por conta da professora Virgínia Assunção (Sinduece) e do professor Epitácio Macário (Cetros). Em foco o ultraliberalismo, o ultraconservadorismo e o endurecimento do regime político brasileiro no governo de Jair Bolsonaro.
Os impactos da conjuntura sobre a universidade e os desafios postos para a comunidade acadêmica e para a sociedade brasileira deram o tom das intervenções dos painelistas.
O grupo de pesquisa “Crise brasileira e política de ensino superior e de ciência e tecnologia” produziu e distribuiu um boletim contendo a síntese da discussão apresentada.