Coletivo Ao pé da letra oferta oficina sobre artes e leitura na Semana Universitária da Uece

31 de agosto de 2023 - 18:10

Apresentação/Justificativa

A oficina AO PÉ DA LETRA – ARTES INTEGRADAS E LETRAMENTO LITERÁRIO vincula-se ao projeto de extensão e iniciação artística AO PÉ DA LETRA desenvolvido pelo laboratório Cetros/Uece em parceria com a EdUece, com ativistas sociais, promotores culturais e com profissionais da UFC e do IFCE.

O projeto reuniu vinte escritores(as) e vinte e seis profissionais de outras linguagens artísticas (teatro, bordado, pintura, música, profissionais da Libras, designer gráfica) e desenvolveu até aqui três produtos: 22 vídeos divulgados em plataformas digitais, o livro Ao pé da letra: literatura no balaio de artes publicado pela EdUece em 2022 e a metodologia de integração de diversas linguagens artísticas em torno da Literatura como mediação de leitura literária.

O objetivo geral é difundir a “Metodologia Ao Pé da Letra” que promove formação literária por meio da integração de diversas linguagens artísticas articuladas pela Literatura. Objetiva-se também divulgar a experiência do referido projeto no espaço físico da exposição “Ao pé da letra: artes integradas e democratização da universidade”, difundindo os talentos artísticos de dentro e de fora da universidade e produzindo conhecimentos sobre a necessária integração da arte, dos saberes acadêmicos e da práxis social.

Obras em bordado, desenhos, aquarelas e prosas poéticas que compuseram os vídeos e o livro serão expostos no local de realização da oficina. Estas artes plásticas serão utilizadas nas atividades da oficina juntamente com o livro “Ao pé da letra: literatura no balaio de artes” que faz interface com vídeos publicados em plataforma digital com o recurso de QR Code.

Para se inscrever acesse o site da XXVIII da UECE e cadastre-se no evento; depois, acesse o menu oficinas/minicursos e registre sua inscrição.

 

Conteúdo programático

Dia 26/09/2023: Música, dança e letramento literário

Acolhida

A música e a dança como leitura do mundo e formação da sensibilidade

Palestra: Ao pé da letra: artes integradas e letramento literário – convidado: escritor Kelsen Bravos

Dia 27/09/2023: Artes plásticas e letramento literário

Artes plásticas como leitura do mundo, expressão da sensibilidade e ferramenta para o letramento literário

Leitura imagética

Produção literária motivada por desenhos/pinturas/aquarelas

Exposição das artes plásticas do Projeto ao pé da letra

Dia 28/09/2023: Contação de histórias, teatro e letramento literário

Palestra: dimensões humanas e técnicas da contação de história – convidada escritora Efigênia Alves (IFCE)

Contação de história

Esquete “Os sentidos de seer-tão!” com o Coletivo Ao pé da letra

Avaliação da oficina