Ao pé da letra vai à livraria

19 de outubro de 2023 - 10:35

Com uma programação recheada de artes e literatura, o Coletivo Ao Pé da Letra vai à Livraria Lamarca nesta sexta, 20 de outubro de 2023. A Livraria é um dos pontos centrais de promoção da cultura do livro em Fortaleza e está localizada na Av. da Universidade, no bairro Benfica.

O sarau artístico-literário começa às 19h e contará com declamação de poesias, apresentação de livros, música e exibição da esquete “Os sentidos de Ser-Tão!”. Para a artista plástica aluna do Curso de Pedagogia da Uece, Edissa de Aquino, a esquete “nos conduz numa viagem por sentimentos, tempos e lugares diferentes; toda vez que apresentamos, tenho sensações diferentes”.

Ponto alto da atividade, a sessão autores(as) no balaio contará com a participação de escritores(as) e artistas. Esta parte do evento faz alusão ao título do livro do Coletivo lançado pela Editora da Universidade Estadual do Ceará em 2022: Ao pé da letra: literatura no balaio de artes.

Durante a sessão, autores(as) de peças literárias e artes plásticas apresentam e comentam obras de sua autoria. “Da mesma maneira que a metodologia Ao pé da letra prima pela integração de diversas linguagens artísticas, girando em torno da literatura, os eventos trazem esse momento de apresentação de obras de escritores(as), desenhistas, bordadeiras, designer gráfica, musicistas. A ideia é fomentar a criação e usufruto coletivos das artes”, diz o coordenador do projeto na Uece, prof. Epitácio Macário.

Além do elenco da esquete dirigida pelo ator e dançarino Rafael Abreu, confirmaram participação os musicistas Luís Calaça e Ianni Macário; os(as) artistas plásticos André Dias, Edissa de Aquino, Nilo Craveiro e Vivian Gabrielli; o contador de histórias Teddy Williams; os(as) escritores(as) Verônica Furtado, Zélia Sales, Pedro Salgueiro, Cupertino Freitas, Kelsen Bravos, Elias de França e Ricardo Kelmer.

Além da esquete “Os Sentidos de Ser-Tão!”e da exposição de réplicas reprográficas de quadros com desenhos e aquarelas do projeto Ao pé da letra, os músicos apresentarão musicas do cancioneiro nordestino e os(as) escritores(as) lerão peças e apresentarão livros de sua autoria.

Expediente: o Coletivo Ao Pé da Letra surgiu em 2020 como projeto de extensão e iniciação artística desenvolvido pelo laboratório Cetros Uece e vinculado à Pró-Reitoria de Extensão. Em setembro de 2023 foi certificado pela Secretaria de Cultura do Ceará como Ponto de Cultura.

O quê: Sarau artístico-literário “Ao pé da letra”

Onde: na Livraria Lamarca, Av. da Universidade, 2475 – Benfica

Quando: dia 20 de outubro de 2023, às 19h

Entrada: franca