Projeto “Círculo de Cultura” divulga lista de selecionados(as)
23 de maio de 2025 - 23:15
“Quando eu vim pra cá, hoje à tarde, eu já vinha pensando numa entrevista seca. Mas a seleção foi muito suave e motivadora. Foi uma tarde de criatividade e muita arte”, disse uma das estudantes que se inscreveu para concorrer a uma bolsa de extensão ofertada pela Proex-Uece em parceria com o Ministério da Educação.
O auditório da Prograd-Uece encheu-se de cores e criatividade, luzes, vozes e gestos de estudantes, arte-educadores(as), docentes e pesquisadores(as) interessados(as) na formação humana mediada pela integração de várias linguagens artísticas.
Era 14h do dia 22 de maio de 2025 quando tudo começou.
Cerca de 40 pessoas participaram da oficina organizada pelo laboratório Cetros, misturando Paulo Freire, Socorro Lucena, Augusto Boal, Ana Mae, Oswald Barroso, Carolina Maria de Jesus… e tantas outras pessoas que se eterniza(ra)m pela sua práxis no mundo. “Pra mim, a oficina foi pensada para trazer o que há de mais criativo dos candidatos e também fizesse eles ficaram à vontade para se expressar e se divertir com a experiência”, afirmou Sthefany Hellen que é desenhista e atua na peça “Os sentidos de ser-tão!”.
A seleção de quatro estudantes para preencher bolsas disponibilizadas para o projeto era apenas um pretexto. “O que tô sentindo é que terminou se transformando num momento de formação muito rica e prazerosa”, declarava outra participante no final da tarde.
Foi uma tarde de formação humana.
Primeiro se expuseram os objetivos, metodologia e fases do projeto “Círculo de Cultura: letramento literário e formação humana”. Depois, foi a vez de formar cinco equipes que, se utilizando dos recursos ali existentes no espaço, produziram uma atividade integrando artes e leitura literária. Dali a pouco tinha esquetes, pinturas, atuações, declamações.. tudo girando em torno do letramento literário. Mais que isto: a sala ganhou vida e a criatividade das equipes afetou cada um(a) dos(as) participantes.
Para Richelly Barbosa, que é vice coordenadora do laboratório Cetros e assistente social na UFC, “a oficina permitiu que tivéssemos acesso a estudantes extremamente habilidosos e isto vai enriquecer nossa ação nas escolas com artes e fomento da literatura”. Um cadastro foi criado com o nome de todos(as) e o convite feito para que integrem o Coletivo Ao Pé da Letra, que é ponto de cultura do Estado do Ceará.
O sentido formativo da oficina foi realçado também por Wescley Pinheiro, diretor de artes do laboratório Cetros e estagiário de pós-doutorado na Uece. Para ele, “a seleção transcendeu o pragmatismo, virando um campo de ação que contornou a mera competição por uma bolsa remunerada e se converteu num processo de celebração da arte”. Segundo Pinheiro, que é arte-educador e professor da UFMT, a seleção deixou de ser um meio e transformou-se num potente espaço de “experimentação educativa que proporcionou a suspensão do cotidiano e o mergulho na literatura, ampliando o leque de habilidades e possibilidades de intervenção nas escolas”.
O resultado
Após a oficina, a comissão de seleção composta pelo coordenador do projeto, prof. Macário (Uece), pela vice coordenadora Richelly Barbosa, pela doutoranda Tainara Alexandre e pelo prof. Wescley Pinheiro debruçou-se sobre a análise dos currículos e informações fornecidas no formulário de inscrição. A esta análise juntaram-se as observações feitas pela comissão que acompanhou atentamente o desenvolver individual e coletivo no trabalho em equipes. Ao final da análise a comissão elegeu os(as) quatro estudantes que devem preencher as vagas remuneradas e elencou uma lista de classificáveis, realçando que todos(as) estão selecionados(as) para integrarem o projeto Ao pé da letra, ponto de cultura do Ceará.
Selecionados(as) para as bolsas:
Rafael Sousa de Abreu – Serviço Social
Jéssica Jorge Miranda – Ciências Sociais
Ana Victória Diniz – Serviço Social
Clara Moura Teixeira Gomes – Pedagogia
Selecionados(as) classificáveis:
Brenda Silva Souza – Serviço Social
Nívea de Oliveira Vicente – Serviço Social
Lídia Kethlyn Freire Melo – História
Maria Eduarda Vieira Barbosa – Serviço Social
Mikely Karoline Pereira Ribeiro – Serviço Social
Luisa Chacon Barreira – Nutrição
Gisele Almeida Aragão – Serviço Social
Ana Carolina Silva Sampaio – Serviço Social
Isabel da Silva Borges – Serviço Social