Projeto AO PÉ DA LETRA exibe crônica de Karla Gomes
2 de dezembro de 2020 - 23:28
O Projeto AO PÉ DA LETRA publicou em seu quinto episódio a crônica Com as mesmas mãos de acariciar construí uma escola da escritora cearense Karla Gomes. O vídeo foi ao ar no canal do Youtube do laboratório Cetros às 19 hs da última sexta-feira (27/11) e foi seguido de um bate papo virtual intitulado Uma noite em Crateús: a arte de Ser-Tão entre a autora e intérprete do episódio, o poeta e dramaturgo Elias de França e o escritor fortalezense Kelsen Bravos. A mediação ficou por conta da pesquisadora do CETROS e mestranda em Serviço Social (UECE) Tainara Alexandre.
Karla Gomes, que é professora do IFCE em Crateús, afirmou que a personagem principal do escrito se tratava de sua mãe que, por espontânea vontade e por amor ao próximo, transformou sua casa simples em uma sala de aula para ensinar seus filhos e os daquela comunidade. Sua mãe era uma das poucas mulheres que sabiam ler e com apenas o primeiro grau completo lecionava para quarenta estudantes da alfabetização ao quarto que se revezavam durante os três turnos. “Dali saíram donas de casas, agricultores, professores e pedreiros, alguns optaram por fazer sua história de vida nas grandes cidades, outros, ficaram e penetraram suas raízes mais profundas”, relata saudosa.
A autora de Teatro Crateuense: uma trajetória de luta e arte – lançado em 2014 pela Expressão Gráfica – conta, ainda, que teve uma criação humilde, mas regada com muito amor, dignidade e respeito, pilastras que foram indispensáveis para sua formação humana. “Apesar das dificuldades em família, sempre tive a oportunidade de estudar, sendo alfabetizada em casa por minha própria mãe que também era professora”. E acrescenta: “Logo depois, foi na escola que tive o contato com as diferentes linguagens artísticas da arte, a música e o teatro, compondo, posteriormente, os grupos de teatros da cidade, onde aprendi lições importantes que ajudaram a me construir como mulher, educadora e artista com aqueles diferentes sujeitos que atravessaram minha vida”, discorre a coordenadora do projeto de extensão Cine Trupe ao lembrar do escritor e dramaturgo Lourival Veras, seu companheiro que falecera em 2018.
Em sequência, Elias de França, que possui uma consolidada trajetória na cultura de Crateús, relata que conheceu a estrela do V episódio do AO PÉ DA LETRA nas peças de teatro e enaltece a sua trajetória como professora e como gestora cultural no município, onde criou múltiplos e expressivos projetos. Na mesma direção, o escritor e produtor cultural Kelsen Bravos emociona a todos/as ao falar da professora do IFCE e de sua contribuição para as artes em geral.
Os/a convidados/a da noite enaltecem e parabenizam, ainda, o bordado de Olinda Evangelista, professora da UFSC. Na fala de Elias e de Karla, esta releitura da crônica permitiu que as pessoas fossem transportadas para aquele cenário da sala de aula em casa, por meio da latada improvisada, dos mandacarus e das crianças ali retratadas, além da delicadeza e do amor ao simbolizar o momento ápice da crônica. “O vídeo por inteiro é um compartilhar de emoções, desde a trilha sonora que dá vida as palavras, passando pelos minuciosos detalhes presentes no bordado, até o cuidado de uma linguagem inclusiva por meio das interpretes de LIBRAS”, acrescenta Bravos.
Por fim, Karla parabeniza o projeto AO PÉ DA LETRA afirmando se tratar de uma iniciativa “que acrescenta uma diversidade que a arte naturalmente impõe a todos nós” e agradece a oportunidade de participar de um momento protagonizado por pretos, se reportando ao desenho que encerra o episódio. A arte em questão homenageia o escritor negro Machado de Assis, um dos principais nomes da literatura brasileira, e fora produzida por Doris Soares, estudante de Filosofia da UECE.
O episódio Com as mesmas mãos de acariciar construí uma escola pode ser acessado em: https://www.youtube.com/watch?v=lbuKu0oNfn0
O debate virtual pode ser acessado em:Â https://www.youtube.com/watch?v=YNtX3ZrSggE