Cetros realiza II Seminário “Trabalho e instrumentalidade do Serviço Social”

26 de setembro de 2019 - 13:34

O Centro de Estudos do Trabalho e Ontologia do Ser Social (Cetros/Uece) realizará nos dias 9 e 10 de outubro do corrente ano a segunda edição do Seminário Trabalho e Instrumentalidade do Serviço Social.

O evento ocorrerá no campus do Itaperi (auditório Prof. Paulo Petrola) e contará com a participação de docentes, pesquisadores/as, estudantes, ativistas sociais e profissionais da área do Serviço Social.

Em sua segunda edição, o evento tem o intuito de “contribuir para a formação atenta aos desafios cotidianos do trabalho do assistente social”, afirmou a coordenadora geral, professora doutora Erlenia Sobral do Vale. Para a docente, que também é vice coordenadora do laboratório Cetros/Uece, o conjunto das atividades planejadas “fortalece o papel da universidade, da pesquisa e do atendimento de qualidade aos usuários das políticas sociais”.

Serão três turnos de debates e oficinas sobre as dimensões teórico-intelectual, ético-política e técnico-operacional dainstrumentalidade do Serviço Social em diversos espaços sócio ocupacionais.

A programação está recheada de mesas temáticas, oficinas e intervenções artístico-culturais. Tudo pensado, segundo informou a professora Erlenia do Vale, para que se produzam conhecimentos e mobilizem saberes que deem conta da conjuntura vivida no país, dos impactos sobre o mundo do trabalho e os desafios postos para os/as profissionais do Serviço Social.

Na perspectiva da coordenadora, “a oferta de debates técnicos e políticos nos espaços públicos da profissão, no cenário nacional, se opõe ao atual descaso com a questão social e fortalece o histórico papel aglutinador e crítico da Universidade”.

O evento será mais uma oportunidade de interação da universidade e do curso de serviço social com assistentes sociais que atuam em diversas instituições no Ceará. A ideia é reforçar a produção intelectual antenada criticamente com o exercício profissional cotidiano, sempre tendo como horizonte o projeto profissional atualmente hegemônico na profissão.

Oprimeiro evento da série ocorreu nos dias 7 e 8 de junho de 2017, cujos resultados foram publicados nolivro Trabalho e instrumentalidade do Serviço Socialque se encontra disponível na Editora da Universidade Estadual do Ceará (EdUece).

O laboratório Cetros abre, mais uma vez, as pontas da universidade para a comunidade acadêmica, para a sociedade cearense e, em especial, para profissionais e ativistas da área do Serviço Social. O evento cumpre importante função social na quadra atual da história e na conjuntura vivida no país.

Todos e todas são muito bem vindos/as ao II Seminário “Trabalho e Instrumentalidade do Serviço Social”.

alt