Centelha reabre inscrições para curso “crise da onda progressista na América Latina”

3 de abril de 2019 - 16:25

alt

Na tarde de sábado (30/03), os laboratórios Centelha (IFCE) e Cetros (Uece) deram início ao curso de extensão “América Latina e o fim da onda progressista – crise e desafios”. Foi o primeiro de seis encontros que ocorrerão sempre na tarde do último sábado de cada mês, no auditório Iran Raup, no Instituto Federal do Ceará, situado na Av. 13 de Maio, no bairro Benfica.

A iniciativa do curso foi do Centro de Estudos Políticos e Sociais (Centelha) e tem como objetivo reunir estudos, pesquisas e reflexão sobre a atualidade da América Latina, marcada pelo esgotamento da onda de governos progressistas. “Acreditamos que a realização dessa proposta possa contribuir para a compreensão do momento político atual, além de semear a importância dos estudos sobre nossa região, suas características e desafios na construção de uma alternativa ao capitalismo”, afirma o projeto do curso.

O primeiro encontro contou com a participação de 43 pessoas das 120 inscritas. Na ocasião, o professor Aquiles Chaves Melo explicou que “as inscrições foram realizadas por sistema eletrônico, tendo sido preenchidas todas as vagas em dois dias”. Porém, argumentou o docente, que é sociólogo e um dos coordenadores do curso, “muita gente que queria inscrever-se não conseguiu, o que será sanado logo no início da semana com a acolhida de novas inscrições”.

Na segunda-feira (01/04), em comunicado em sua página do Facebook, o docente informou: “O primeiro encontro para discussão sobre América Latina foi um sucesso! Com isso, providenciamos um espaço melhor e com mais vagas ainda. Se você tem interesse de estudar sobre a América Latina não perca tempo. Acesse o site: https://www.even3.com.br/latinoamericaifce/ e faça sua inscrição hoje mesmo!”.

Os/as interessados na temática devem registrar sua inscrição no formulário que aparecerá a acessar o endereço eletrônico indicado. Haverá certificação pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) para os que cumprirem frequência de pelo menos 75% dos encontros, cujo calendário está disponível na página do evento. Assim, os/as interessados/as ainda podem participar do curso sem prejuízo da certificação.

O programa, roteiro, agenda e material bibliográfico estão disponíveis e serão enviados por e-mail para todos/as os/as que se inscreverem.

Memória do primeiro encontro

Durante toda a tarde de sábado (30/03), o auditório Iran Raup do Instituto Federal (IFCE) foi palco de profícua discussão sobre a crise da onda progressista na América Latina. Seguindo a metodologia indicada no projeto do curso, os professores do IFCE David Montenegro e Aquiles Chaves coordenaram os estudos, apresentando os pontos centrais da obra de Fábio Luís B. dos Santos “Além do PT – a crise da esquerda brasileira em perspectiva latino-americana”. David Moreno, ressaltou a referência do autor Fábio Luis Barbosa ao importante sociólogo brasileiro Florestan Fernandes, com ênfase na construção de uma estrutura de poder dominante que “submete o povo aos mínimos políticos”, como um “círculo fechado”, termo do próprio Florestan.

O professor Epitácio Macário, coordenador do Cetros, parceiro da iniciativa acadêmica, abordou, entre outros temas, a importância de resgatarmos a teoria da dependência de Ruy Mauro Marini, porque nela encontramos elementos estruturantes do lugar e função ocupados pelos países latino-americanos na divisão internacional do trabalho. Segundo o professor, a dependência se ergue internamente sobre a superexploração do trabalho e exploração extensiva de recursos naturais.

A tarde foi, de fato, regada de muitas discussões importantes, com as intervenções de estudantes, militantes e professores (as) de diversas áreas das ciências sociais e humanas. Contou, ainda, com a presença de duas integrantes da Casa de Amizade Brasil-Cuba/Ce.

Os(as) participantes foram situando os elementos do texto frente aos desafios dos países latino-americanos, com fortes articulações com os impasses do tempo histórico atual, sobretudo da crise brasileira. As contribuições giraram em torno dessa nossa história – da América Latina, seus elementos nodais e acerca da necessidade de identificarmos os padrões recorrentes que minaram todas as tentativas populares radicais de mudanças políticas, sinalizando para a impossibilidade de conciliar com as classes dominantes.

A próxima reunião do grupo de estudos será no dia 27/04 e, segundo os organizadores, em breve serão reabertas as inscrições, para que seja ampliada a participação, fique atento(a)! Já se sinta, de imediato, convidado/a para se integrar aos estudos. Por fim, o Cetros parabéns a todos/as que construíram o dia de hoje. Até breve! Compareçam!

Por Richelly Barbosa