Laboratórios e Grupos de Pesquisa
Centro de Estudos do Trabalho e Ontologia do Ser Social – CETROS
Contato: cetros@uece.br
Coordenador: Prof. Dr. Epitácio Macário Moura
e-mail: cetros@uece.br
O CETROS é um laboratório acadêmico vinculado ao Centro de Estudos Sociais Aplicados da UECE, congregando 08 professores, dos quais 03 são doutores, 03 são mestres e 02 são doutorandos, contando com a participação de número variável de alunos e ex-alunos da Universidade. O laboratório iniciou suas atividades como grupo de estudos na área da Economia Política no ano de 2004, alargando seu raio de atuação nos anos posteriores para o campo da pesquisa e da extensão. Tem como objetivos realizar estudos e pesquisas em torno da temática Trabalho, crise capitalista e questão social, com fundamento na teoria social marxista em diálogo com as demais vertentes do pensamento crítico contemporâneo. Este desígnio materializa-se na existência de dois grupos de estudos sobre Trabalho, reprodução social, alienação e educação e Crise capitalista, reestruturação produtiva e trabalho, bem como na pesquisa intitulada Gestão do trabalho, qualificação e controle do trabalho, cuja primeira fase já fora concluída, tendo como sujeitos assistentes sociais e gerentes de recursos humanos da indústria têxtil cearense e sindicalistas do ramo têxtil. O segundo objetivo cinge-se à socialização do conhecimento científico no seio da comunidade acadêmica e nos movimentos sociais/sindicais. É nesse rumo que se inscrevem as ações de extensão através da realização de seminários com regularidade bianual e do projeto de extensão Arte e crítica social. No bojo desse projeto, já foram realizadas várias exibições de filmes com palestras ao final; um curso de extensão intitulado “Cinema: teoria e política abordando as temáticas: Crise capitalista, questão social e questão urbana; duas oficinas e três palestras sobre a utilização do cinema como mediação educativa, bem como produziram-se dois vídeos sobre a história do movimento docente e discente da universidade. O laboratório conta com uma sala equipada de armário e bancada para computadores; doze cadeiras, um computador de mesa, três notebooks, um projetor de multimídia e um aparelho de DVD; um quadro branco e 40 exemplares de livros para consulta dos participantes.
Observatório Juventude, Educação Profissional e Trabalho – JEPTRA
Contato: jeptra_geppes@uece.br
Coordenadora: Francisca Rejane Bezerra Andrade
e-mail: rejane.bezerra@uece.br
O JEPTRA tem por proposta a articulação de ações que envolvem as temáticas juventude, educação profissional e trabalho a partir da cooperação técnico-científica entre os pesquisadores do GEPPES e gestores, técnicos e pesquisadores de instituições que atuam nessas áreas em âmbito local, nacional e internacional. As ações poderão ser de ensino, pesquisa e/ou extensão e estarão diretamente relacionadas às duas linhas de pesquisa do GEPPES, anteriormente destacadas. O Observatório possibilita a ampliação das ações dos pesquisadores do GEPPES, ao mesmo tempo em que institucionaliza as práticas técnico-científicas realizadas por seus pesquisadores, visto que o referido Observatório está vinculado ao CESA. As atividades do Observatório envolvem: Estudos e Pesquisas que retratem a realidade da juventude (socioeconômica, educacional, cultural, política, familiar), da educação profissional e do trabalho, no Brasil e no Ceará, realizados pelo Observatório ou em parceria com instituições públicas, privadas e/ou organizações não governamentais; Produção técnica e científica que poderão subsidiar a elaboração, desenvolvimento e avaliação de políticas públicas e/ou privadas nas áreas de Juventude, Educação Profissional e Trabalho; Encontros técnicos e científicos que contribuirão para a disserminação de estudos e pesquisas realizados pelos pesquisadores e por seus parceiros; Atividades de ensino e extensão voltados para alunos de graduação e pós-graduação que pretendem aprofundar seus estudos nas áreas de abrangência; Atividades de ensino e extensão voltados para gestores e técnicos de instituições públicas, privadas e de organizações não governamentais que pretendem aprofundar seus conhecimentos nas áreas de atuação do JEPTRA. Este tem como infraestrutura sala mobiliada, computador com internet, scanner, impressora, televisão.
Laboratório de Popularização da Ciência e Tecnologias das Áreas de Ciências Sociais e Humanas – LABPOP
Coordenadora: Leila Maria Passos de Souza Bezerra
e-mail: leila.passos@uece.br
O LABORATÓRIO DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIAS NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS (LABPOP), de natureza mista (ensino, pesquisa e extensão), foi idealizado e criado pela profa. Dra. Liduína Farias Almeida da Costa criado em 2020. Sua institucionalização na Universidade Estadual do Ceará (UECE) ocorreu no mesmo ano, conforme a Resolução nº. 1639/2020, do Conselho Universitário (CONSU), de 09 de novembro de 2020. Vincula-se ao Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) e mantém colaboração/parcerias com o Núcleo de Pesquisas Sociais (NUPES)/UECE, o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP-UECE) e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS-UECE). Em termos de grupos de pesquisa devidamente registrados no Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e institucionalmente reconhecidos pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), o LABPOP acolhe o Grupo de Pesquisa Margens, Culturas e Epistemologias Dissidentes – GEPE Margens (registrado no CNPq), com gênese também em 2020, incorporado a partir de 2022, com a inserção da Profa. Leila Maria Passos de Souza Bezerra, líder deste grupo, a assumir a coordenação do LABPOP. No período anterior, desde sua idealização e criação, o citado laboratório encontrava-se sob a coordenação da Profa. Dra. Liduína de Almeida Farias, então professora aposentada da UECE, ainda atuante no LABPOP/UECE e no Programa de Pós-Graduação em Política Públicas (PPGPPP), desta universidade.
Os objetivos do LABPOP são os seguintes: i) Fomentar a integração ensino, pesquisa e extensão no referente à produção e divulgação do conhecimento para as diversas camadas sociais; ii) Contribuir para a ampliação do entendimento sobre as relações existentes entre a pesquisa científica e a vida em sociedade; iii) Estimular entre discentes, desde a graduação, o gosto pela pesquisa científica e sua popularização; iv) Identificar e desenvolver meios de utilização de recursos informacionais e midiáticos contemporâneos que favoreçam a popularização do conhecimento produzido pelos Programas de Pós-Graduação das áreas sociais e humanas da UECE; v) Intensificar as relações de cooperação entre UECE, conselhos de políticas públicas, conselhos técnicos, entidades profissionais representativas ou de outras naturezas e movimentos sociais no que se refere aos propósitos do LABPOP; vi) Elaborar projetos de captação de recursos para as atividades a serem realizadas pelo Laboratório.
Laboratório de Estudo e Pesquisa em Direitos Humanos, Cidadania e Ética – LABVIDA
Contato: labvida@uece.br
Site: www.uece.br/cesa/labvida/
Coordenadora: Maria Glauciria Mota Brasil
e-mail: maria.brasil@uece.br
Vice-Coordenadora: Maria Gomes Fernandes Escobar
e-mail: labvida@uece.br
O LABVIDA é um órgão vinculado ao Centro de Estudo Sociais Aplicados da UECE, criado pela Resolução nº 2222/CEPE, de 21 de março de 2000. Tem como principal objetivo realizar-se como espaço de estudo e fomento à pesquisa e à extensão na área de Direitos Humanos, Cidadania e Ética, direcionando suas temáticas e abordagens para a sociedade brasileira e, de modo específico, para a sociedade cearense. A discussão da temática Direitos Humanos nos remete, necessariamente, a repensar e (re) interpretar as relações humanas e sociais a partir das múltiplas dimensões culturais do viver em sociedade e das suas diferentes formas de manifestação e conflitualidade. Com a criação desse espaço se busca contribuir de modo efetivo e plural para o debate político-social e acadêmico, voltado para a investigação e análise dos conflitos gestados por essa problemática. Desse modo, estaremos lançando as bases para a implementação de uma linha de pesquisa no Curso de Serviço Social e no Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade. Suas áreas temáticas principais são: Direitos Humanos e Cidadania; Crianças e Adolescentes Vítimas da Violência; Crianças e Adolescentes Vítimas da Violência; Polícia, Justiça e Sistema Penitenciário; Estado e Segurança Pública; Poder e Violência; Minorias Homossexuais; Sexualidade, Gênero e Geração. Apresenta os seguintes objetivos: Promover atividades de pesquisa e extensão visando atender às demandas colocadas pelas políticas públicas e pela sociedade; Estimular as discussões temáticas sobre direitos humanos, cidadania e ética na graduação e pós-graduação; Contribuir com atividades de consultoria ou assessoria às ONGs e aos movimentos sociais; Subsidiar e apoiar projetos de pesquisa e ensino na área de políticas de segurança pública e penitenciária visando a democratização, profissionalização e capacitação de seus agentes; Fomentar a articulação com os vários núcleos de estudo, pesquisa e extensão da UECE e com as entidades e universidades locais, nacionais e internacionais; Constituir-se em um espaço de estudo e pesquisa para subsidiar a realização de monografias, dissertações e teses acadêmicas. Como estratégias de ação: busca a implementação de projetos de pesquisa vinculados aos temas de estudos dos seus pesquisadores e associados; prestação de serviços de extensão voltados para entidades governamentais e ONGs, as comunidades através da realização de oficinas de direitos humanos, cidadania e ética, com a finalidade de formação de multiplicadores; catalogação e organização de arquivos com informações e dados secundários de jornais e revistas sobre as áreas temáticas de interesse; criação de espaços de estudo através da implementação de grupos de estudos e da realização de atividades como conferências, seminários e mesas redondas envolvendo alunos, professores, pesquisadores, os movimentos de sociedade civil organizada e as organizações governamentais. A intensificação das parcerias existentes entre o LABVIDA, o Laboratório de Conflitualidades e Violência(UECE/CNPq) e o Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Cidadania e Ética(UECE/CNPq), com o Laboratório de Estudo da Violência da UFC e o Grupo de Pesquisa Poder, Violência e Cidadania (UFC/CNPq) na elaboração e execução do Projeto de Pesquisa Etnografias urbanas: redes, conflitos e lugares – UFC/UECE(EDITAL N. 08/2010 Programa de apoio a Núcleos de Excelência PRONEX/FUNCAP/CNPq) no período de 2011-2013. Na execução da referida Pesquisa, os professores Maria Glaucíria Mota Brasil, Rosemary de Oliveira Almeida e Geovani Jacó de Freitas serão os pesquisadores responsáveis pelo Eixo 3 denominado SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO, VALORES MORAIS E PRÁTICAS INSURGENTES – bairros degradados, bairros violentos, bairros sem lei. Sua infra-estrutura é composta por uma sala com um ar-condicionado, equipada com 02 notebook, 01 impressora scanner, 01 datashow, 06 mesas para computador, 13 cadeiras, 02 armário de aço. O LabVida conta com um acervo bibliográfico composto por 800 títulos e um banco de dados virtual dos principais jornais locais sobre as temáticas pesquisadas pelos seus participantes.
Laboratório de Pesquisas e Estudos em Serviço Social – LAPESS
Contato: lapess@uece.br
Coordenadora: Caroline Magalhães Lima
e-mail: carol.magalhaes@uece.br
Vice-Coordenador: Tahiana Meneses Alves
e-mail: tahiana.meneses@uece.br
O LAPESS, vinculado ao CESA/UECE, foi criado em 2008 e tem como objetivo geral contribuir com o aprimoramento da formação profissional partir do estudo de temáticas pertinentes ao exercício profissional do assistente social e que estejam relacionadas ao conhecimento da realidade brasileira e cearense. Este laboratório tem como objetivos específicos: promover atividades de ensino, pesquisa e extensão na graduação e pós-graduação nas áreas de interesse dos pesquisadores; publicar e socializar os conhecimentos produzidos pelos estudos, pesquisas dos integrantes do laboratório através de artigos, revistas, jornais, livros e eventos (encontros, seminários, palestras, grupo de estudo, entre outros). Apresenta três linhas de pesquisas e estudos; Estado e Sociedade; Questão Social e Serviço Social; Serviço Social, História, Formação e Trabalho do Assistente Social. Nestes três anos desenvolveu diferentes pesquisas de iniciação científica e orientações de monografias de graduação e pós-graduação. Fazem parte do LAPESS três professoras doutoras: Aurineida Maria Cunha (Coordenadora); Liana Brito de Castro Araújo (Vice-Coordenadora ); Maria Cristina de Queiroz Nobre (Pesquisadora). Atualmente conta com sete alunos com bolsas de iniciação cientifica participando das seguintes pesquisas: História dos 60 anos do Curso Serviço Social no Ceará: particularidades da formação profissional na Universidade Estadual do Ceará; aspectos socioambientais subprojeto da pesquisa Biorremediação Vegetal do esgoto Domiciliar em Comunidades Rurais do Semi-Árido: Água Limpa, Saúde e Terra Fértil. Edital CNPQ/UFC/UECE/INCRA/MST/ 2008-2011. O LAPESS também desenvolve o projeto de extensão Serviço Social/UECE e a Comunidade da Serrinha: trocas de saberes com a participação de três alunos bolsistas do curso de graduação de Serviço Social. O LAPESS conta ainda com o Grupo de Pesquisa Estado, Questão Social e Serviço Social certificado pela instituição/UECE/2008 e inscrito na plataforma do CNPq, desde 2010. A infraestrutura do laboratório é formada por uma sala com ar-condicionado, dois computadores com internet, uma impressora, um notebook, dois birôs, uma mesa, sete cadeiras e dois armários fechados. Conta com um acervo com mais de 250 títulos (livros, revistas, monografias). Tem como público-alvo professores de graduação do curso de Serviço social e áreas afins da UECE e de outras universidades; professores da pós-graduação; estudantes de graduação do curso de Serviço Social e da pós-graduação e áreas afins da UECE e de outras universidades; Profissionais do Serviço Social e áreas afins.
Laboratório de Seguridade Social e Serviço Social – LASSOSS
Contato: laboratorio.lassoss@uece.br
Coordenadora: Sâmbara Paula Francelino Ribeiro
e-mail: sambara.paula@uece.br
Vice-Coordenador: Mauri Antônio da Silva
e-mail: mauri.silva@uece.br
O LASSOSS é vinculado ao CESA e está reconhecido pela Resolução No. 3165/2008 emitida pelo CEPE/UECE. Este Laboratório defende e incorpora a formação acadêmica alicerçada na tríade ensino, pesquisa e extensão. Reconhece também a importância e dimensão estratégica da Seguridade Social – constituída pelas políticas sociais de Saúde, Previdência e Assistência Social que, articulada ao Serviço Social, configura-se em campo temático significativo para a formação profissional. Pretende que seu corpo discente desenvolva as competências teórico-metodológicas, técnico-operativas e ético-políticas indispensáveis ao trabalho do Serviço Social. No sentido de contribuir com a ampliação e aprofundamento deste campo temático, delineamos as seguintes linhas de pesquisa do LASSOSS: O trabalho do Serviço Social na Seguridade Social; Políticas e práticas de saúde, participação e movimentos sociais; Previdência, trabalho e serviço social; Questão social, assistência e serviço social. Apresenta como objetivo desenvolver o espírito investigativo e aprofundar o conhecimento teórico-empírico com base em experiências realizadas no campo da Seguridade Social e Serviço Social na sociedade brasileira, com foco prioritário no Ceará. Tem como público alvo: Docentes e discentes de graduação e pós-graduação (strito senso e lato senso) de distintas áreas do conhecimento vinculadas à UECE e demais Universidades e/ou Faculdades; profissionais do campo da Seguridade Social e áreas afins; segmentos da sociedade civil envolvidos na defesa dos direitos sociais e demais interessados em conhecer e dialogar com o LASSOSS. Pesquisas realizadas e/ou em andamento: Estado da Arte da Assistência Social; Os Conselhos Municipais: espaços de participação, controle social e articulação para a construção da intersetorialidade; Diagnóstico Social de Fortaleza-Ce/2008: Uma análise das expressões da Questão Social nos espaços urbanos.; Trabalho do Assistente Social e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Fortaleza; Maracanaú e Caucaia: demandas, espaços sócio-ocupacionais, competências e respostas; O paradigma da Participação Popular no Estratégia de Saúde Família (ESF); Participação popular na Estratégia Saúde da Família (ESF); Tipificação dos programas de Assistência no período de 1950 a 2000. Realiza as seguintes atividades de extensão: Participação no Projeto de Extensão Liga da Saúde da Família e PET–Saúde em conjunto com os cursos de enfermagem, medicina, nutrição, veterinária, educação física e psicologia; Participação em conjunto com o Colegiado de Serviço Social na coordenação das atividades do Pró Saúde, bem como nas ações desenvolvidas com os cursos de enfermagem e nutrição; Monitoramento do GT da Assistência Social do CRESS. Mantêm parcerias com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Fortaleza (SEMAS), Secretaria de Assistência Social de Maracanaú, CNPQ, FUNCAP e IC UECE.
Laboratório de Estudos em Afrobrasilidade, Gênero e Família – NUAFRO
Contato: nuafro@uece.br
Coordenadora: Maria Zelma de Araújo Madeira
e-mail: zelma.madeira@uece.br
O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Afro-brasilidades, Gênero e Família (NUAFRO), é um núcleo de estudo afro-brasileiro, NEAB, voltado ao estudo das relações étnicorraciais e suas intersecções com as relações de classe social, gênero, família, geração, diversidade sexual, culturas, movimentos sociais, direitos humanos, políticas públicas e políticas de ação afirmativa, que agrega não só discentes da graduação e mestrado em serviço social, como também com a participação de outros cursos de graduação e pósgraduação da UECE e de outras IES. Desde 2010, o NUAFRO/UECE, ainda nas suas primeiras formas, tem discutido e elaborado projetos de pesquisa, de extensão, de caráter interventivo e investigativo acerca das temáticas das relações étnico-raciais em interface às questões de gênero e família no contexto cearense e nacional. Inicialmente, foi criado o Grupo de Estudos denominado Relações Étnico-raciais: Cultura e Sociedade vinculadas ao Laboratório de Direitos Humanos, Ética e Cidadania (LABVIDA), em 2010. A partir da necessidade de ampliar os debates específico da questão racial, no ano de 2012, o Grupo de Estudos se torna “Núcleo de Estudos e Pesquisas em Afro brasilidade, Gênero e Família – NUAFRO” pela Resolução Nº 969/2013 – CONSU, 06 de maio de 2013, garantindo a institucionalização do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Afro brasilidade, Gênero e Família da UECE. Tem como linhas de pesquisa: Relações raciais e a formação histórica, social, política e cultural da população negra na sociedade brasileira e cearense; e Relações étnico-raciais, de gênero, de diversidade sexual e família. Também, conta com o Grupo de Pesquisa Relações Étnico Raciais: Cultura e Sociedade registrado desde 02 de março de 2013, no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), com duas linhas: 1- Relações étnico-raciais, de gênero e a formação histórica, social, política e cultural da população negra na sociedade brasileira; 2 – Práticas sociais e reflexões teóricas acerca dos movimentos sociais específicos da maioria Afrodescendente, mulheres e segmento LGBTQIA+.