Curso de Graduação em Ciências Contábeis (EAD)

1. Informações Gerais
1.1. Apresentação
A educação é uma mola propulsora do desenvolvimento, pois sem ela estaríamos ainda na
idade do Homo Sapiens. O homem nasceu para o progresso e este é alcançado através da
educação. O trabalho específico no âmbito das Ciências Contábeis é constantemente demandado
pela sociedade, no controle de seu patrimônio. Nessa perspectiva, a existência e a importância do
Curso de Ciências Contábeis justificam-se de forma imperativa. O tempo passa, a tecnologia avança
e as necessidades econômicas surgem naturalmente em função desse progresso.
Em decorrência disso, os Cursos de Formação Acadêmica devem ser constantemente
atualizados para atender a sua demanda insatisfeita. Há naturalmente uma tendência mais ou
menos generalizada entre os estudiosos em considerar o currículo não mais como uma forma
estanque para resolver as necessidades sociais, mas como um sistema flexível sujeito à reavaliação
e às mudanças. No momento em que o mundo científico se volta para a busca da essencialidade
nas diversas formas de especializações da Universidade, considera-se de fundamental importância
a reformulação do Projeto Pedagógico para o Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual
do Ceará, de maneira que se proponha a atender o anseio da sociedade e, particularmente, as
necessidades de melhor formar o profissional das Ciências Contábeis.
1.2. Justificativa
A implementação de um novo projeto tem por finalidade otimizar os aspectos da prática
docente desenvolvida no Curso de Ciências Contábeis da UECE, tendo em vista que a dinamicidade
do mercado profissional dos Contadores combinada com as mudanças ocorridas no cenário
econômico por si só já justifica a premente necessidade de atualizações.
Justifica-se este projeto pelo fato de inserir em seu currículo mecanismos capazes de
propiciar ao Contador as condições de gerar informações voltadas para as tomadas de decisão, pela
necessidade de criar condições de assegurar ao profissional de contabilidade uma melhor
empregabilidade e potencialidade de acompanhar as mudanças que se processam no cenário
político, econômico e financeiro, pela necessidade de desenvolver valores éticos no profissional,
visando formar Contadores cujo comportamento holístico assegure qualidade e credibilidade das
informações, e pelo conceito de flexibilização curricular introduzidas pelo Conselho Nacional de
Educação/Ministério da Educação e do Desporto, após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional/1996.

1.3. O Curso
1.3.1. Denominação
Nome do Curso: Curso de Graduação em Ciências Contábeis a Distância − Bacharelado
Centro de Vinculação: Centro de Estudos Sociais Aplicados − CESA
Coordenador do Curso: Aldemir Freire Moreira
Endereço Institucional: Campus do Itaperi – Avenida Silas Munguba, 1700, Itaperi
CEP 60714-903 Fortaleza – Ceará

1.3.2. Histórico do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis Presencial
O Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Ceará – UECE foi instituído pela
Resolução nº 227-R/87, de 10 de setembro de 1987, com base na deliberação do Conselho de
Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), em reunião realizada no dia 21 de outubro de 1986, com
fundamento no Processo nº 12.539/85. Foi reconhecido, conforme Parecer nº 1.374/95, do
Conselho Estadual de Educação do Ceará, conforme consta do Processo nº 23000.002867/96-57, do
Ministério da Educação e do Desporto, e Portaria 516, de 31 de maio de 1996, do Ministério de
Educação e Desporto, publicados no Diário Oficial da União nº. 106, de 03 de junho de 1996.
Naquela época havia uma demanda reprimida de pessoas desejosas de ingressar no ensino
superior buscando a formação na área contábil, além da então constante e crescente necessidade
do mercado. Destaque-se que só existiam três cursos superiores em contabilidade no Estado do
Ceará: dois no município de Fortaleza (Universidade Federal do Ceará – UFC e Universidade de
Fortaleza – UNIFOR) e um no município de Sobral (Universidade Vale do Acaraú – UVA).
Com a evolução dos mercados e avanço das tecnologias, se fez necessário o redesenho do
perfil do profissional de Contabilidade, a exemplo das demais profissões que vem passando por
significativas mudanças.
1.3.3. Justificativa da instituição do Curso de Bacharelado em Ciências
Contábeis à Distância
A concepção do curso de formação profissional na área contábil a distância surgiu da
necessidade de se interiorizar o ensino das Ciências Contábeis aos diversos públicos carentes
desses conhecimentos, domiciliados nos diversos municípios cearenses, através das novas
tecnologias de informação e comunicação, visando o suprimento do mercado de empresas
privadas, garantindo, especialmente, a demanda das organizações e demais entidades do Estado do
Ceará, sem, contudo, esquecer da vertente pública – Prefeituras, Câmaras Municipais e demais
Entidades Públicas. Essa linha de atuação decorre do ambiente configurado pela universalização
dos mercados e pelos níveis crescentes de sofisticação e democratização das tecnologias que tem
exigido um novo perfil profissional para os que atuam na área contábil, contemplando os
segmentos de gestão econômica, financeira, tributária e afins. Os novos mecanismos
concorrenciais pressionam os agentes econômicos por informações fidedignas e com exiguidade de

tempo, requerendo dos Contadores novas habilidades e competências condizentes com as
esperadas para a gestão de informação.
É imprescindível, todavia, que as informações para as tomadas de decisão geradas pelo
profissional de Ciências Contábeis tenham como fim a relevância do valor da empresa, através de
fontes fidedignas e transparentes que otimizem a busca da eficácia gerencial e, em um momento
posterior, ofereçam subsídios para as políticas macroeconômicas de planejamento.
A Contabilidade sempre foi muito influenciada pelos limites e critérios fiscais. Esse fato, ao
mesmo tempo em que trouxe à Contabilidade algumas contribuições importantes e de bons
efeitos, limitava a evolução dos Princípios Fundamentais da Contabilidade ou, ao menos, dificultava
a adoção prática de princípios contábeis adequados, já que a Contabilidade era feita pela maioria
das empresas com base nos preceitos e formas de legislação fiscal, a qual nem sempre se baseava
critérios contábeis corretos.
Com as alterações da legislação societária ocorridas mediante a publicação da Lei
11.638/07 e posterior promulgação da Lei 11.941/09, é evidente a necessidade de atualização dos
Projetos Político Pedagógico dos Cursos de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior
do País, visando adequá-los à realidade e dinamicidade econômica que as entidades exigem.
Conclui-se que, em face da dinâmica da evolução das Ciências Contábeis, e com o avanço
da tecnologia da informação, é imprescindível uma otimização dos mecanismos de controle
gerencial das mutações e das variações dos elementos patrimoniais e do planejamento fiscal das
entidades, tornando-se inadiável a formulação da Estrutura Curricular do Curso de Ciências
Contábeis a Distância da Universidade Estadual do Ceará como forma de equacionar as carências
dos profissionais dessa área de conhecimento.
Ressalte-se, por fim, que o Curso de Ciências Contábeis, na modalidade a distância, irá
contribuir para a formação de diversos profissionais, assegurando-lhes a inserção no mercado de
trabalho, garantindo emprego e renda para a sociedade.