Conselho de Segurança condena violação de direitos humanos na Síria

30 de julho de 2011 - 13:04

O Conselho de Segurança emitiu uma declaração nesta quarta-feira (03/08) condenando a violação dos direitos humanos na Síria e o uso da força contra civis. Por meio de um comunicado lido pelo Embaixador indiano Hardeep Singh Puri – que preside o Conselho este mês – o órgão pediu que as autoridades sírias parem de usar a força contra a população e permitam o acesso da ajuda humanitária aos necessitados.

Dentre os Membros do Conselho, apenas o Líbano se desassociou da declaração, mas não se impôs à adoção da mesma. A declaração ressaltou que a única solução para o atual conflito na Síria tem de ser feita através de um processo político inclusivo, liderado pelo governo local, com o objetivo de atender às aspirações legítimas da população.

Além disso, foi pedido que as autoridades sírias cooperem plenamente com o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH).

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou a declaração do Conselho, dizendo que ela envia “uma mensagem clara à comunidade internacional” para que as autoridades da Síria parem suas ações “brutais chocantes”. Ele pediu ao Presidente sírio, Bashar al-Assad que cesse a repressão violenta, reiterando a necessidade de atender às preocupações da população.

Respondendo ao pedido do Conselho para enviar informações atualizadas sobre a situação no país, Ban disse que irá mobilizar todas as agências da ONU e cooperar com ONGs e outros grupos para isso. Ele ressaltou que sua avaliação será “isenta, imparcial e fiel aos fatos”.

Fonte: ONU – Brasil