ONU aprova envio de comissão de inquérito à Síria
30 de novembro de 2011 - 11:16
Violência no país árabe já matou 2,2 mil pessoas desde o início dos protestos, em março, contra o governo do presidente Bashar al-Assad.
Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova York.*
O Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou, nesta terça-feira, o envio de uma Comissão de Inquérito Internacional para apurar alegações de violações aos direitos humanos na Síria.
Segundo as Nações Unidas, pelo menos 2,2 mil pessoas morreram desde o início dos protestos contra o presidente Bashar al-Assad, em meados de março.
Dois Dias
A resolução sobre o envio da missão de inquérito à Síria foi aprovada por 33 países. Quatro votaram contra e nove se abstiveram incluindo Angola, o único membro de língua portuguesa no Conselho.
O envio da missão é resultado de dois dias de sessão especial em Genebra sobre a violência na Síria.
Ao reagir ao texto, o representante sírio disse que o mesmo “era 100% político e sem equilíbrio”. Para o governo sírio, a resolução “representa a mensagem errada sobre a situação no país”.
Crianças
O Conselho de Direitos Humanos pediu à Síria para acabar com execuções sumárias, uso excessivo de força, detenções, tortura, perseguição e intimidação sistemática de manifestantes pacíficos.
O governo de Bashar al-Assad diz que promoveu reformas.
De acordo com relatos recebidos pela ONU, vários presos teriam morrido sob custódia da polícia após serem torturados, incluindo crianças. O governo sírio nega qualquer irregularidade.
*Apresentação: Leda Letra.
Fonte: Radio – ONU