Chamada para a 3ª Escola de Verão IPSA /AISP

30 de dezembro de 2011 - 11:05

PSA / AISP – 3ª edição anual da Escola de Verão
Conceitos, Métodos e  Técnicas em Ciência Política e Relações Internacionais
De 30 de Janeiro de 2012 a 10 de Fevereiro de 2012
Universidade de São Paulo
São Paulo, Brasil

Inscrições devem ser feitas até 10 de novembro de 2011.

O objetivo deste programa é propiciar o acesso a acadêmicos e pesquisadores da área de ciências sociais a uma capacitação avançada e de alta qualidade em métodos qualitativos e quantitativos em ciências sociais. O público-alvo envolve acadêmicos sêniors e cientistas sociais nas áreas de ciência política, relações internacionais e disciplinas correlatas. São ainda bem-vindos estudantes de ciência política, relações internacionais e áreas correlatas que busquem treinamento avançado em métodos.

Objetivos acadêmicos:

Este programa busca fornecer capacitação básica em três grandes áreas:

1. Análise quantitativa de dados

2. Análise qualitativa de dados, e

3. Desenho de pesquisa e métodos.

Espera-se que os participantes sejam capazes de adquirir e levar aos seus institutos de pesquisa de origem, habilidades metodológicas especialmente desenvolvidas, além de ter construído pontes com seus pares em outras instituições e países, e com o potencial de disseminar essas habilidades efetivamente entre seus colegas.

Buscamos um corpo variado de estudantes, com a maior variedade possível quanto a países de origem e perfis metodológicos. Nossas duas primeiras Escolas de Verão aconteceram em Fevereiro de 2010 e de 2011 e trouxeram estudantes de 10 e 16 países diferentes, respectivamente. Um quinto dos estudantes era composto de professores e pós-doutores e a metade, estudantes de doutorado.

Os candidatos devem de inscrever até o dia 10 de novembro de 2011.

As aulas acontecerão em tempo integral entre 30 de janeiro e 10 de fevereiro de 2012, excetuando o final de semana de 4 e 5 de fevereiro. Dado o extremo rigor dos cursos, que serão ministrados em inglês, será permitido a cada participante inscrever-se em apenas um curso (ou dois cursos de uma semana cada). Estudantes que completarem com sucesso a capacitação receberão um certificado e as suas avaliações serão enviadas às suas instituições de origem.

Em 2012 a Escola de Verão oferecerá os seguintes cursos:

Cursos de duas semanas

1. Análise qualitativa comparativa (QCA) e métodos correlatos

2. Desenho de métodos mistos

3. Analisando conjuntos de dados cruzados-nacionais com técnicas multivariadas

4. Jogos comportamentais e estratégias em política

5. Análise fatorial confirmatória e modelagem de equações estruturais: análise cultural cruzada com o European Social Survey (ESS)

6. Análise de regressão múltipla

7. Metodologia de estudo de caso –  desenho de pesquisa com N pequeno

Cursos de uma semana:

1. Técnicas para análise de opinião pública para formadores de opinião política e econômica

2. Uma Introdução prática à Modelagem Estatística Bayseana

Parceiros Institucionais:

A Escola de Verão é uma parceria entre a Associação Internacional de Ciência Política (IPSA), o Departamento de Ciência Política (DCP) e o Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo.

Apoio generoso para as Escolas de Verão de 2010 e 2011 foi concedido pela IPSA, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), pela Universidade de São Paulo, e pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM/CEBRAP).

Website: http://summerschool.ipsa.org

Contact: summerschool@ipsa.org