Tropa de defesa
10 de junho de 2013 - 13:58
Fortaleza terá 3 mil homens das Forças Armadas para cuidar de pontos estratégicos
Cerca de três mil homens do Exército, da Marinha e da Aeronáutica participarão da operação de segurança para a Copa das Confederações em Fortaleza. Os militares reforçarão a vigilância de áreas de importância estratégica para eventos do porte da Copa, como estações de energia elétrica e de tratamento de água, reservatórios de água e combustível, portos e sistemas de telecomunicações, além do espaço aéreo de Fortaleza. Serão utilizados navios, blindados e aeronaves de combate.
Ontem pela manhã, um grupamento de 1.528 homens foi formado em cerimônia no 23º Batalhão de Caçadores, presidida pelo comandante da 10ª Região Militar, general Carlos César Araújo Lima. Segundo ele, até a próxima segunda-feira, 10, outros 1.400 homens, entre os quais 380 fuzileiros navais, além de especialistas em antiterrorismo, inteligência e defesa cibernética, chegarão à capital cearense para completar o contingente da chamada Operação Fortaleza.
Durante a formatura, o general Araújo Lima afirmou aos seus comandados que a operação “é uma tarefa difícil, incomum, mas é a nossa tarefa”, e que eles estão plenamente capacitados para executar desde as tarefas mais simples até aquelas que exijam “uma intervenção mais forte” – por exemplo, ataques terroristas.
Além de guardar as estruturas estratégicas para a realização do torneio, parte dos homens das Forças Armadas estará a postos para auxiliar as polícias em caso de necessidade especial. “Quando a Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Federal e outros órgãos envolvidos na segurança sentirem que a coisa está fora do controle deles, nós entraremos”, disse o general após a solenidade.
Simulação
Nos próximos dias 11 e 12, todo o efetivo participará de simulações na cidade para testar a execução dos planos e eventualmente aprimorar alguns pontos antes do início da Copa das Confederações. “Faremos uma grande simulação, já nos locais, com as tropas na rua, dos incidentes que podem acontecer. A tropa já estará ocupando os locais”, disse Araújo Lima. “A partir do dia 10 todos estarão ocupando os locais, em todo o país. No dia 13 fazemos uma análise pós-ação para corrigir ainda para a Copa das Confederações. Depois, terminada a Copa, haverá uma desmobilização, o pessoal de fora vai para as suas áreas, e planejaremos outra operação, maior, para a Copa do Mundo”.
3.000
Homens das Forças Armadas farão a Operação Fortaleza
300
Militares da Força Aérea vão defender o espaço aéreo de Fortaleza
11 E 12/6
São os dias das simulações da operação na capital cearense
3
Veículos blindados vão circular pela cidade a partir da próxima semana
Fonte: Jornal O Povo