ILEA promove curso VIOLÊNCIA, JUVENTUDE E MUNDIALIZAÇÃO
24 de junho de 2015 - 09:00
CONVITE
Entre 03 de novembro e 19 de dezembro deste ano, o ILEA promoverá o curso VIOLÊNCIA, JUVENTUDE E MUNDIALIZAÇÃO, pelo projeto da Capes “Escola de Altos Estudos”. Seis professores de universidades do exterior darão conferências no Instituto (Prédio 43322 do Campus do Vale), às terças e quintas, das 18h às 21h. As sessões serão abertas ao público. Detalhes em anexo.
—
Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados UFRGS
ILEA / Escola de Altos Estudos Capes
Violência, Juventude e Direitos Humanos
Diante da configuração da violência difusa como uma questão social mundial e da manifestação de múltiplas formas de violência nas sociedades contemporâneas, na vida cotidiana aparece um novo mal-estar civilizatório. Dentre as categorias sociais mais vitimizadas, estão os jovens, de distintas classes e camadas sociais. Parece não haver mais perspectiva de estabilidade para as novas gerações. A vida é marcada pela incerteza, pelo individualismo competitivo, pela errância em labirintos existenciais. Nessa modernidade tardia, há várias representações no pensamento social sobre a juventude, mas como ficaria a participação dos jovens no futuro da ciência? Onde se inseriria sua contribuição à inovação criadora? A vida juvenil marcada pelo conflitualidade social coloca a sociedade diante da necessidade de desenvolverem práticas de negociação e de resolução de conflitos.
Objetivo do curso
O objetivo deste seminário é propor uma abordagem interdisciplinar e internacional sobre o tema “Violência, Juventude e Direitos Humanos”, tomando como referência o processo de Mundialização na Modernidade Tardia, com ênfase nas dimensões sociais e culturais.
Cronograma
3/11, 18:00 – 21:00
José Vicente Tavares dos Santos (UFRGS)
Violência, Juventude e Direitos Humanos
Análise dos processos sociais na Era da Mundialização de Conflitualidades (1991 – 2014), com ênfase na presença da violência, no papel da juventude e nas lutas pela garantia dos Direitos Humanos.
4/11 e 06/11, 18:00 – 21:00
Arnaud Salles (Universidade de Montreal)
Teorias e conceitos sobre o Processo de Mundialização
As aulas vão abordar as transformações sociais atuais no processo de mundialização assim como a necessidade de novos conceitos para explicar tais processos. Será realizada uma análise da estrutura e da ação social neste contexto e seus efeitos sobre as diversas sociedades nacionais.
11 e 13/11, 18:00 – 21:00
Arnaud Salles (Universidade de Montreal)
Diversidade, Mundialização e Juventude
Na sequência das aulas anteriores, serão analisadas as transformações da família e da juventude, no Canadá e na Europa, indicando a necessidade de um refinamento teórico na Sociologia.
18 e 20/11, 18:00 – 21:00
Alfredo Pena-Vega (École des Hautes Études en Sciences Sociales, França)
Juventude, Complexidade e Mundialização
A primeira aula propõe um modo de pensar a contemporaneidade: o pensamento complexo das mutações mundiais. Na segunda aula, considerando a questão do clima e dos desastres ecológicos, haverá uma discussão acerca do papel dos jovens na questão ecológica mundial.
25 e 27/11, 18:00 – 21:00
Julio Mejia Navarrete (Universidad Mayor de San Marcos, Lima, Perú)
Juventude e Complexidade Social: o caso andino
A aula começará por uma análise da sociologia na América Latina no período recente, em termos das novidades epistemológicas. A segunda aula versará sobre a situação da juventude nos países andinos, tomando como chave de leitura as teorias pós-coloniais de Aníbal Quijano.
2 e 4/12, 18:00 – 21:00
José Manuel Rodriguez Vitoriano (Universidad de Valencia, Espanha)
Juventude, conflitos sociais e protestos
A primeira aula será sobre a crise do Estado de Bem Estar Europeu e seus efeitos sobre o trabalho, principalmente sobre os jovens. A segunda aula vai abordar os movimentos sociais na Espanha, desde os Indignados até o Podemos, situando as alternativas para o futuro da Europa.
9 e 11/12, 18:00 – 21:00
Luciano Concheiro Bórquez (Universidad Autónoma Metropolitana, México)
Juventude e conflitos sociais na América Latina
As aulas serão sobre a sociedade mexicana atual, destacando, na primeira, o fenômeno da violência e seus impactos na sociedade e no Estado; na segunda aula, serão discutidas as dimensões da juventude neste contexto e a necessidade de um novo olhar sociológico.
16 e 18/12, 18:00 – 21:00
Li Chunling (CASS – Chinese Academy of Social Science)
A juventude na sociedade chinesa
A sociedade chinesa e suas transformações será o tema da primeira aula, com ênfase na estratificação social e na produção da desigualdade social no ultimo período. A segunda aula vai analisar o novo papel da juventude na sociedade chinesa contemporânea.
19/12 – 14:00 – 17:00
José Vicente Tavares dos Santos (ILEA-UFRGS)
Conclusão: Modernidade Tardia, mundialização e juventude:
Esta aula vai desenvolver uma síntese das análises realizadas, enfatizando a necessidade de uma sociologia comparativa a fim de se esboçar novos conceitos para uma sociologia crítica mundial.
Local: Auditório do ILEA (Campus do Vale, prédio 43322)
Inscrições para alunos de pós-graduação: PPG Sociologia UFRGS
Sessões válidas como capacitação a servidores da UFRGS
Aulas abertas ao público
Entrada franca