Programação V Legado Freireano

6 de dezembro de 2022 - 14:34

Como atividade de encerramento das celebrações do Centenário de nascimento de Paulo Freire, o Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, por meio do Núcleo de Educação Popular, Movimentos Sociais e Escola do Curso de Pedagogia, propõe a quinta edição do Legado Freireano, trazendo ao debate a esperança crítica, humanizadora e amorosa, esteio do pensamento político-pedagógico de Paulo Freire, reafirmado em sua obra Pedagogia da Esperança, que este ano celebra 30 anos de sua publicação. Para tanto, uma teia epistemológica será tecida em torno de questões pulsantes da realidade educacional brasileira e local, como: Educação de Jovens e Adultos, educação antiracista, educação humanizadora, educação indígena, educação do campo, educação e gênero e formação de professores e educação inclusiva na interface com a democracia.

A organização do Evento conta com a efetiva participação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CED/UECE), do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da Faculdade Dom Aureliano Matos e da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FAFIDAM/FECLESC/UECE). O V Legado Freireano mobiliza bolsistas vinculados aos projetos de extensão Pedagogia de Paulo Freire e a Formação Docente, Viva Palavra e Arte na Escola, além de mobilizar membros do Grupo de Estudo Pedagogia de Paulo Freire (GEPAF) da UECE. Conta, ainda, com o apoio de importantes representações da sociedade civil e de movimentos sociais, como o Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Ceará (FEJA-CE), o Centro de Desenvolvimento Humano (CDH), o Centro de Educação de Jovens e Adultos Neudson Braga e a Casa do Saber do Movimento EMAÚS Amor e Justiça.

O evento terá como público-participante estudantes e professores(as) dos Cursos de Pedagogia e demais licenciaturas, da Pós-Graduação (lato e stricto sensu), educadores sociais e da educação básica e acontecerá por via remota, pelo Youtube Oficial da UECE e pela plataforma do Google Meet, sendo certificado pela Pró Reitoria de Extensão (PROEX).
Assim, o Legado Freireano se institui e constitui como importante espaço de socialização do pensamento de Paulo Freire, o Patrono da Educação Brasileira. Este ano, o V Legado Freireano propõe uma teia epistemológica que discuta o lugar da criticidade, da humanização e da amorosidade na pedagogia freireana, esteio de práticas pedagógicas comprometidas com a justiça social e a defesa de um Ser Mais coletivo materializado numa vida densamente humana.
O evento será realizado nos dias 7, 8 e 9 de dezembro do corrente ano em quatro turnos de trabalho, ocasião em que serão realizadas duas mesas de diálogo que trarão para o debate a Educação de Jovens e Adultos em seus múltiplos desafios e perspectivas na contemporaneidade, bem como a necessária construção de uma educação antiracista. Além das Mesas de Diálogo, como o objetivo é debater acerca da realidade brasileira presente e vislumbrar possibilidades de inclusão, amorosidade, boniteza, respeito e autonomia, os temas Democracia e Educação Humanizadora, Democracia e Educação Indígena, Democracia, e Educação do Campo, Democracia e Educação Antiracista, Democracia, Educação e Gênero, Democracia e Formação de Professores(as), Democracia e Educação Inclusiva serão debatidos em sessões coletivas de diálogo que assumirão os contornos do Círculo de Cultura de Paulo Freire, por meio de falas problematizadoras, explicitações de intencionalidades e anúncios de práticas pedagógicas possíveis no chão da escola, da Universidade e dos movimentos sociais.