Nota de Pesar

2 de junho de 2022 - 12:10

Viva a Rosa!

Fortaleza perde uma educadora e militante corajosa, Rosa da Fonseca. Vermelha era a Rosa, com sua vida dedicada ao amor ao outro, à causa de justiça, da educação e da emancipação humana. Resistiu às forças repressoras, desde a ditadura de 1964, que pretenderam fazê-la murchar. Ao contrário disso, nossa rosa se tornou ainda mais exuberante, pela força de sua voz e atuação, não só naquele momento, mas até as lutas mais recentes, aflorando cada vez mais sua capacidade de compreensão e de pensamento coerente com as demandas sociais de nossa cidade e país.

Rosa da Fonseca foi uma pessoa de fortes convicções, uma lutadora por justiça, igualdade e em defesa da classe trabalhadora, especialmente em defesa da mulher e de educadores(as). Quem participou dos movimentos sociais de nossa cidade a encontrou sempre nas ruas, desde os movimentos pelo magistério, nos idos anos 80 e 90 do século passado. O exemplo da guerreira levou inúmeras pessoas a fazerem coro às palavras de ordem “Professor unido jamais será vencido!” Ao lado de Maria Luíza Fontenele, nos levou a exigir de governadores e prefeitos as tão sonhadas dignidade e garantias profissionais à carreira docente.

Em reconhecimento a valorosa contribuição da educadora ou educ(amor) a Rosa da Fonseca, o Centro de Educação da UECE, neste momento de perda e saudade, vem externar seu sentimento de gratidão por sua vida, que tanto nos ensinou, ao tempo em que se solidariza com os familiares, de modo particular com Lúcia Helena Fonseca Grangeiro, diretora fundadora deste Centro, e com nossa professora Tânia Serra Azul, prestando condolências também aos(às) amigos(as) e educadores(as), em especial aos(às) militantes da Crítica Radical, que sofrem pela partida de tão importante referência para todos(as) nós.

ROSA, sua voz e o perfume de sua utopia reverberará sempre em nossos corações, ensejando a construção de outros mundos possíveis.

Siga em paz!