ESTÃO ABERTAS AS INCRIÇÕES PARA PROPOSIÇÕES DE GRUPO DE TRABALHOS PARA O I SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE CULTURAS E LITERATURAS POPULARES

16 de julho de 2021 - 11:27 # # # # # # # #

O I Simpósio Internacional sobre Culturas e Literaturas Populares, que acontecerá de 06 a 09 de dezembro de 2021, está com inscrições abertas para proposições de Grupos de Trabalhos (GT’s). As inscrições se encerram dia 30 de julho, podendo ser realizadas através do e-mail: inscricoes.simposio@urca.br. As normas e demais informações para realização das inscrições estão no site do evento: http://siseventos.urca.br/site/isclp.

O Simpósio é uma promoção do Instituto José Marcos de Pesquisas e Estudos Socioculturais – IPESC, órgão vinculado a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri – Proex/URCA, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará – UECE, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Brasileira – UNILAB, Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA e Universidade Federal do Cariri – UFCA. O evento conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Ceará – SECULT, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará – SECITECE e Secretaria da Educação do Ceará – SEDUC, além de outras entidades como ONGs e grupos de pesquisadores.

O Simpósio Internacional sobre Culturas e Literaturas Populares tem o objetivo principal de atualizar o debate sobre as permanências, apropriações, transformações e subversões das diversas manifestações do movente mundo das culturas e literaturas populares, na tentativa de mapear ao máximo trajetórias e influências que compõem nossa herança e criação multicultural.

Podem enviar proposições de Grupos de Trabalhos professores e pesquisadores mestre e doutores. O evento destaca seis eixos que se dividem na seguinte ordem: eixo 1 – Saberes, vivências e ancestralidades: as artes do sagrado; eixo 2 – Fazeres da artesania na teia da tradição; eixo 3 – Poéticas populares do corpo e da voz: cantigas, performances e brincadeiras; eixo 4 – Narrativas: oral, impressa e cibernética; eixo 5 – Cultura popular na formação humana, no cotidiano escolar e nas universidades; eixo 6 – Patrimonialização da Chapada do Araripe, Geopark Araripe e Museus Orgânicos, iniciativas de salvaguarda do patrimônio natural e cultural.

Segundo a professora Edite Colares, da UECE, uma das pesquisadoras envolvidas na organização do Simpósio, a apresentação de propostas de Grupos de Trabalhos podem ser realizadas através da elaboração de resumos. A professora Edite destaca também a importância do encontro para artistas, amantes da cultura e para aqueles que se dedicam à pesquisa nesse campo.