O CECITEC sediará a X Malbatemática – Subseção Ceará e o I Encontro de Educação Matemática da Região dos Inhamuns

6 de maio de 2024 - 08:48

O Programa de Educação Tutorial – PET e o Projeto de Extensão – A Universidade vai a escola e a escola vem a Universidade, vinculado ao Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns – CECITEC da Universidade Estadual do Ceará –UECE realizará em parceria com a Coordenadoria de Desenvolvimento Regional da Educação – CREDE XV, com  grupo de estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Desenvolvimento Humano – GEPPEDH – UFPI, com o grupo de Pesquisa Psicologia da Educação Matemática e Formação de Professores- PSIEM- GEPEMAI da Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Campinas- UNICAMP-SP, no dia 8 de maio de 2024 a X Malbatemática e o I Encontro de Educação Matemática da Região dos Inhamuns no CECITEC em Tauá- CE.

A Malbatemática é um evento realizado pelo Grupo de Pesquisa Psicologia da Educação Matemática e Formação de Professores (Psiem-Gepemai) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp), coordenado pelos professores Dr. Sérgio Lorenzatto e Dra. Miriam Cardoso Utsumi. Ele acontece em comemoração ao Dia Nacional da Matemática – 6 de maio – data escolhida em homenagem ao professor Julio Cesar de Mello e Souza, mais conhecido pelo pseudônimo Malba Tahan.

Em 2024, será realizada a X Malbatemática, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), com a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Coordenadoria de Desenvolvimento Regional da Educação – CREDE XV. O tema escolhido, 10 anos de Malbatemática: por uma matemática divertida e curiosa, é alusivo a uma das obras de Malba Tahan intitulada Matemática divertida e curiosa (1ª edição, 1934, Editora Calvino Filho/RJ; 37ª edição, 2022, Editora Record/RJ).
Durante o evento, por meio de diferentes atividades, os grupos Psiem-Gepemai , GEPEDH  e o curso de Pedagogia do CECITEC, pretendem mostrar um pouco da vida, da obra e do legado educacional deixado por Malba Tahan, destacando suas ideias e propostas para que o ensino da matemática seja tal que propicie que sua aprendizagem seja interessante, divertida, curiosa, compreensível e significativa para todos os estudantes.

No CECITEC, as atividades serão coordenadas e desenvolvidas pelos professores Me. Ana Paula Mota- Licenciatura em Pedagogia, pelo Prof. Dr.  João Batista Araújo da Silva Júnior, da Licenciatura em Química e pela professora Jeane Noronha da CREDE XV.  No CSHNB as atividades estão sendo organizadas e direcionadas pelo prof. Dr. Lauro Mota, da Licenciatura em Educação do Campo/ Ciências da natureza, pela profa. Me. Kláudia Craveiro do curso  de Matemática e pela profa. Dra. Maria Cézar da Licenciatura em Pedagogia.

Desse modo, a intenção de realização desse evento em diferentes regiões do país é construir uma rede de colaboração interinstitucional para construção e socialização de conhecimentos necessários para formação de professores no Brasil, ressaltando o papel fundamental da universidade pública  na construção de um modelo de sociedade mais justa e menos desigual e de uma educação de qualidade pública, gratuita, socialmente referenciada e que atenda as demandas da sociedade brasileira na contemporaneidade.

As inscrições para o evento no CECITEC iniciaram no dia 02 de maio de 2024, via sistema e vão até o dia 07 de maio pelo link https://uece.br/eventos/malbainhamuns2024 . Os interessados também podem participar do evento na Faculdade de Educação de Educação da Unicamp através de atividades que serão realizadas virtualmente pelo canal do PSIEM-GEPEMAI no YouTube.

Link do evento na Unicamp: https://www.fe.unicamp.br/agenda-de-eventos/x-malbatematica-por-uma-matematica-divertida-e-curiosa

Informe I Encontro de Educação Matemática