PRIMEIRO DIA DO ENCONTRO DOS PROFETAS DA CHUVA ACONTECE NO CECITEC.

14 de dezembro de 2018 - 12:42

A abertura do Terceiro encontro dos Profetas da Chuva aconteceu no Cecitec e foi marcado por palestras e oficinas.

A primeira palestra foi com o profeta seu Sebastião Siqueira, de 96 anos, que há 80 anos começou a fazer o trabalho de experimentação e observação da natureza. Durante algumas horas, seu Sebastião compartilhou um pouco de suas experiências e saberes com os expectadores.

A oficina aconteceu com a Rezadeira dona Luiza que trabalha com plantas, raízes, caule, folhas, frutas e flores da caatinga fazendo medicação conhecidas como garrafadas. Além de rezadeira ela também é conhecida como benzedeira e raizeira. Dona Luiza deu aula sobre plantas da caatinga que curam determinadas enfermidades. Inclusive, na plateia, teve pessoas que tomaram de sua medicação e afirmaram terem restituído a saúde. Participando da oficina estavam os coordenadores do evento: Professores Felipe Brito, do Ifce, e Lúcio Galvão, do Cecitec. Eles atestaram a veracidade da eficácia de algumas raízes e folhas ilustrando o princípio ativo da planta.

A segunda palestra foi ministrada por Daniel Gonçalves, mais conhecido como Poeta Daniel. Neto de Patativa de Assaré, o Poeta Daniel trabalha com poesia popular e cordéis. Ele explicou como se dá a construção do cordel a partir de sua métrica com rimas e contagem de fonemas.

O encontro dos Profetas da Chuva é evento que, entre outros objetivos, visa resgatar a cultura popular na Região dos Inhamuns, associando a isso a cientificidade. Aberto a todo o público, o primeiro dia do evento contou com a presença de alunos e professores do Cecitec e do Ifce, empresários e populares do município e arredores de Tauá.

A partir das 19 horas, no anfiteatro do Parque da Cidade, aconteceram apresentações culturais com a Orquestra Armorial do Cariri, o cordelista Poeta Daniel e sanfoneiros da região.