HISTÓRICO
O Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática – GPEHM, vinculado à Universidade Estadual do Ceará – UECE e desenvolve trabalhos sobre as relações existentes entre a História da Matemática, Educação Matemática e a Formação de Professores. Nosso público-alvo são professores e estudantes que desejam realizar leituras, discussões e pesquisa nas linhas em que o GPEHM articula.
O GPEHM iniciou suas atividades no ano de 2013, quando as professoras Ana Carolina e Isabelle Coelho, junto com 3 bolsistas da universidade fizeram a primeira reunião do grupo e começaram a discutir sobre a História da Matemática e a Educação Matemática. A partir de então, formalizado no CNPq, nosso grupo vem desenvolvendo estudos sobre o desenvolvimento teórico de temas ligados à História da Matemática e a Formação de Professores de Matemática. Propomos com isso preparar estudantes, professores e pesquisadores nas subáreas da Educação Matemática e incentivar a investigação e aplicação de estratégias de ensino para a Formação de Professores de Matemática.
LINHAS DE PESQUISA
História da Educação Matemática no Brasil
História da Matemática e a Formação do Professor de Matemática
História da Matemática e sua Incorporação em Sala de Aula
História da Matemática e sua Relação com a Educação Matemática
História de Conteúdos Matemáticos
Recursos e Materiais Didáticos para o Ensino de Ciências e Matemática
REUNIÕES
O GPEHM JÚNIOR é destinado a pessoas que estão iniciando no campo da pesquisa, ou seja, quem deseja começar as primeiras leituras sobre Educação Matemática, História da Matemática, metodologia de pesquisa, construção de um projeto de pesquisa, escrita de um resumo, ou mesmo a escrita de um artigo. As reuniões acontecem semanalmente, as terças-feiras, de 17h as 18h30min, no qual são discutidos temas que foram previamente lidos pelos integrantes.
O GPEHM AVANÇADO é destinado a pessoas que já possuem leituras na área de Educação Matemática e História da Matemática. Seu intuito é aprofundar discussões relacionadas as construções de interfaces entre história e ensino de matemática, instrumentos matemáticos históricos, Teoria da Objetivação (TO), Teoria da Atividade (TA), entre outros. As reuniões acontecem quinzenalmente, as sextas-feiras, de 8h30min as 11h30min, no qual são discutidos temas que foram previamente lidos pelos integrantes.
COORDENAÇÃO
Profa. Dra. Ana Carolina Costa Pereira (UECE)
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como docente Associada do Curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Universidade Estadual do Ceará; e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Ela é Coordenadora do Curso de Licenciatura em Física – UAB/UECE, Coordenadora de área da Matemática do Projeto Areninha junto a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e editora do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). É Secretária Executiva da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional do Ceará (SBEMCE) e da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação de professores de matemática e na interface entre história e ensino de matemática.
Profa. Ma. Verusca Batista Alves (UECE)
Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), possui mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2019) e graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2017). Professora do curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Litoral Leste – FECIL/UECE. Faz parte da atual diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional Ceará (SBEM-CE) (2025-2028) e também da gestão anterior (2022-2025). É membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e do grupo editorial do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM) e da Revista Cearense de Educação Matemática (RCeEM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação inicial e continuada de professores de Matemática, com foco na interface entre história e ensino de Matemática.