Qualis Capes 2017-2020: B1 Educação; Matemática / Probabilidade e Estatística
Prefixo DOI: 10.30938
e-ISSN: 2447-8504 | ISSN: 2357-8661
Foco e Escopo
O Boletim Cearense de Educação e História da Matemática – BOCEHM é uma publicação em fluxo contínuo do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática – GPEHM, que faz parte da Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática, vinculado ao Centro de Ciência e Tecnologias da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O BOCEHM tem por objetivo tornar público artigos e relatos de experiências resultantes de estudos e pesquisas que abordem temas da Educação Matemática e/ou suas relações com a História da Matemática.
Periodicidade
O Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM) dispõe do sistema de publicação contínua (rolling pass). Os manuscritos são publicados após sua aprovação e diagramação.
Processo de Avaliação pelos Pares
A avaliação de cada artigo é feita por pares pelo método double blind peer review. Isto é, cada artigo é avaliado por dois pareceristas ad hoc externos, especialistas na área e com elevada experiência e titulação acadêmica. Cada artigo é avaliado sem a identificação de autoria dos avaliadores e dos seus autores (avaliação cega). Ao receber o artigo o Editor responsável encaminha para dois avaliadores ad hoc cadastrados na Equipe de Avaliadores do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). Os avaliadores possuem uma semana (7 dias) para manifestar disponibilidade ou indisponibilidade para avaliar o manuscrito e, caso tenham disponibilidade, dispõem de mais três semanas (21 dias) para enviar o parecer conforme o formulário de avaliação do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM).
Caso o avaliador não tenha disponibilidade, o Editor encaminha para um próximo avaliador até conseguir dois avaliadores disponíveis. As possibilidades de recomendações dos avaliadores são as seguintes: aceitável sem revisão; aceitável com alguma revisão; aceitável com ampla revisão; não aceitável (aceitável sem revisão implica na aprovação direta do manuscrito, nem necessidade de modificações e ajustes; aceitável com alguma revisão refere-se a aprovação do manuscrito, mas destacando necessidade de pequenos ajustes; aceitável com ampla revisão significa que o manuscrito pode ser publicado, mas carece de ajustes e modificações consideráveis no corpo do texto; não aceitável significa que o manuscrito não pode ser publicado). Após dois pareceres enviados ao Editor, caso ocorra divergências entre as recomendações (um aceitável e um não aceitável), o Editor envia o manuscrito para um terceiro avaliador ad hoc.
Após contar com os pareceres registrados no sistema, o Editor responsável toma uma decisão editorial. As possibilidades da decisão editorial são: Aceitar; Revisões Requeridas; Submeter a nova rodada; Rejeitar (Aceitar implica na aprovação direta do texto, sem necessidade de ajustes; Revisões Requerida implica na necessidade de atendimento nas recomendações dos avaliadores ad hoc; Submeter a nova rodada significa que o texto não foi aprovado, mas pode ser aprovado após os ajustes e uma nova avaliação pelos menos avaliadores ad hoc da primeira rodada; Rejeitar implica na recusa e não aceitação do manuscrito para publicação na Revista). Após registar a decisão editorial o Editor responsável encaminha um e-mail para o autor principal do artigo informando a decisão e disponibilizando os pareceres dos avaliadores. Caso o manuscrito seja aceito, o(s) autor(es) tem/têm até mês (30 dias) para enviar, ao Editor, via sistema da Revista, a versão final do manuscrito com as recomendações dos avaliadores e demais documentações exigidas para publicação. Todo o processo de submissão, avaliação e comunicação dos artigos submetidos ocorre pelo sistema eletrônica da Revista (OJS). Cada artigo submetido ao Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM) é avaliado por pares pelo método double blind peer review. Isto é, o artigo é avaliado por dois avaliadores ad hoc cadastrados no sistema e na Equipe de Avaliadores da Revista, designados de acordo com sua área de interesse, em um processo duplamente cego.
As Políticas de Publicação no Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM)
1. Relevância e originalidade.
2. Rigor, precisão e objetividade na escrita.
3. Clareza e pertinência do problema de pesquisa e dos objetivos.
4. Fundamentação teórica adequada ao tema.
5. Adequação do título ao conteúdo.
6. Estrutura coerente.
7. Clareza na metodologia.
8. Apresentação de resultados e discussão pertinente.
9. Citações e referências adequadas ao conteúdo.
10. Inovação e contribuição os campos do Ensino, Educação e Disciplinares afins com Ensino (campo do Ensino de conteúdos associados às Ciências Humanas ou às Ciências Naturais).
Taxas para submissão e publicação de textos (APC)
O Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM) não cobra taxas (APCs) de submissão e tampouco para edição e publicação dos artigos.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Política Livre de Plágio
Por critérios de ética em pesquisa, todas as submissões serão submetidas a programas de verificação de índice de similaridade antes de seguir para o processo de avaliação pelos pares. Os textos em que forem detectados alto índice de similaridade serão automaticamente reprovados.
Política de Direitos Autorais
O BOCEHM utiliza-se da Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Portanto, permite que os autores mantenham seus direitos autorais sem restrições nos artigos e demais trabalhos publicados.
Política de Auto-Arquivo
O BOCEHM permite o auto-arquivo em sites pessoais, repositórios institucionais, repositórios temáticos, etc. O auto-arquivo ou depósito dos trabalhos pode ser feito no momento da publicação dos artigos. A versão do publicado pode ser usada para este depósito é a pós-impressão (versão editorial).
Editora-Chefe
Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará – UECE, Brasil
Editora Adjunta
Isabelle Coelho da Silva, Universidade Estadual do Ceará – UECE, Brasil
Editora de Texto
Verusca Batista Alves, Universidade Estadual do Ceará – UECE, Brasil
Secretária executiva e Apoio Técnico
Marina Oliveira Tavares, Universidade Estadual do Ceará – UECE, Brasil
Pedro Henrique Sales Ribeiro, Universidade Estadual do Ceará – UECE, Brasil
Conselho Editorial Científico
John Andrew Fossa, UFRN (aposentado), Brasil
Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará – UFPA, Brasil
Bernadete Barbosa Morey, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Brasil
Miguel Chaquiam, Universidade do Estado do Pará – UEPA, Brasil
João Cláudio Brandemberg, Universidade Federal do Pará – UFPA, Brasil
Mirian Maria Andrade Gonçalez, Universidade Tecnológica Federal do Pará – UTFPR, Brasil
Giselle Costa de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Brasil
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