EX-PROFESSOR DOA ACERVO DE LIVROS E REVISTAS PARA O GPEHM/UECE
7 de novembro de 2025 - 09:37
EX-PROFESSOR DOA ACERVO DE LIVROS E REVISTAS PARA O GPEHM/UECE
No dia 5 de novembro de 2025, o Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM), vinculado à Universidade Estadual do Ceará (UECE), recebeu a doação de um valioso conjunto de materiais acadêmicos realizada pelo Prof. Francisco de Assis Santos, ex-docente do Curso de Licenciatura em Matemática da instituição.


Imagem: Prof. Francisco de Assis Santos doador do acervo.
Ao todo, foram 207 itens doados, entre eles 4 Boletins da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), 22 exemplares da Coleção Matemática Universitária, 48 edições da Revista do Professor de Matemática (RPM) e 133 livros da área de Matemática e afins.
A entrega foi recebida pela Profa. Dra. Ana Carolina Costa Pereira, líder do GPEHM, que destacou a importância da doação para o fortalecimento das atividades de pesquisa, ensino e formação de professores desenvolvidas pelo grupo.
“Essa doação representa não apenas o enriquecimento do acervo do GPEHM, mas também um gesto de compromisso com a continuidade da formação e da pesquisa em Educação Matemática na UECE”, ressaltou a professora Ana Carolina.
Os materiais serão catalogados e posteriormente disponibilizados para consulta e empréstimo no âmbito das atividades acadêmicas e investigativas promovidas pelo grupo.
O Prof. Francisco de Assis Santos, que dedicou anos à docência e à formação de professores de Matemática na UECE, afirmou que a doação foi feita de forma espontânea e definitiva, como forma de contribuir para o crescimento do grupo e da instituição.
“Acredito que esses materiais podem continuar inspirando novos estudos, projetos e práticas docentes. É uma alegria ver esse acervo nas mãos de quem valoriza o ensino e a pesquisa em Matemática”, destacou o professor.
O CCT/UECE e o GPEHM expressam profundo agradecimento ao Prof. Santos por sua generosa contribuição e por sua trajetória marcada pelo compromisso com a formação de professores e a valorização da Matemática.