Projetos de Pesquisa

 

 

Projeto em Andamento

 

Transformações nas estratégias de luta e resistência no Quilombo do Cumbe (Aracati/CE): em defesa do território

 

Descrição: O projeto tem como objetivo compreender o território quilombola do Cumbe através das transformações nas estratégias de luta e resistência por políticas públicas, frente ao avanço dos empreendimentos econômicos e do racismo ambiental.

 

Coordenadora: Camila Dutra dos Santos

 

Integrantes: Carlos Wellyson dos Santos Aguiar (Mestrado) e Jade Danielle (Graduação)

 

Período: 2024 – Atual

 

Vozes que ecoam contra o neoextrativismo: mulheres camponesas na luta por terra, território e justiça ambiental no Baixo Jaguaribe/CE

 

Descrição: O projeto objetiva compreender o território quilombola do Cumbe através das transformações nas estratégias de luta e resistência por políticas públicas, frente ao avanço dos empreendimentos econômicos e do racismo ambiental.

 

Coordenadora: Camila Dutra dos Santos

 

Integrantes: Rafaela Lopes de Sousa (Doutorado), Ana Letícia Silva Souza (Graduação), Thalita dos Santos Vieira (Graduação)

 

Período: 2024 – Atual

 

Geografias do espaço agrário cearense: cultura alimentar, resistências e modo de vida do Povo Indígena Tremembé da Barra do Mundaú e do Quilombo do Cumbe

 

Descrição: Trata-se da supervisão de Projeto de Pós-Doutorado, financiado pela FUNCAP e com vigência: 2023 a 2026. Esta pesquisa tem o intuito de contribuir com as discussões onto-epistemológicas da Geografia Agrária cearense. Tendo como foco a análise das experiências deterritorialidades, cultura alimentar, resistências, defesa da biodiversidade e a construção dasidentidades étnico-racial, desenvolvidas e articuladas pelo povo indígena Tremembé da Barrado Mundaú e o Quilombo do Cumbe, localizados no litoral do estado do Ceará.

 

Coordenadora: Camila Dutra dos Santos

 

Integrantes: Rafaela Lopes de Sousa (Doutorado), Bruna Dayane Xavier de Araújo (Doutorado)

 

Período: 2023 – Atual

 

 

Projetos Concluídos

 

Mulheres que desafiam o destrutivismo: a luta camponesa por terra, território e justiça ambiental face às ameaças do neoextrativismo no Baixo Jaguaribe/CE

 

Descrição: Analisar a resistência das mulheres camponesas frente ao neoextrativismo no Baixo Jaguaribe, destacando sua importância na luta pela terra, por saúde, por trabalho digno e contra a exploração de bens naturais e as injustiças socioambientais.

 

Coordenadora: Camila Dutra dos Santos

 

Integrantes: Rafaela Lopes de Sousa (Doutorado), Ana Letícia Silva Souza (Graduação), Thalita dos Santos Vieira (Graduação)

 

Período: 2023 – 2024

 

 

Quilombo do Cumbe (Aracati/CE): resistências e luta por direitos em defesa do território

 

Descrição: O projeto objetiva investigar as lutas e resistências presentes no Quilombo do Cumbe (Aracati/CE) que se relacionam à manutenção e afirmação da identidade territorial e garantia de direitos humanos.

 

Coordenadora: Camila Dutra dos Santos

 

Integrantes: Carlos Wellyson dos Santos Aguiar (Mestrado) e Jade Danielle (Graduação)

 

Período: 2023 – 2024

 

Neoextrativismo tomando conta de tudo: territórios em disputa e a resistencia camponesa na Chapada do Apodi/CE

 

Descrição: Tem como objetivo principal analisar a territorialização do neoextrativismo na Chapada do Apodi e as resistencias camponesas atreladas a agroecologia, dentro do contexto das problemáticas e dos conflitos socioterritoriais na Chapada do Apodi, advindos com o projeto neodesenvolvimentista do neoextrativismo, tendo como foco a compreensão da produção camponessa que se vincula aos princípios da sustentabilidade ambiental.

 

Coordenadora: Camila Dutra dos Santos

 

Integrantes: Rafaela Lopes de Sousa (Doutorado), Ana Letícia Silva Souza (Graduação) e Thalita dos Santos Vieira (Graduação)

 

Período: 2022 – 2023

 

Comunidade rural quilombola Córrego de Ubaranas (Aracati/CE): resistências em defesa do território e luta por direitos

 

Descrição: O objetivo geral desta pesquisa é compreender e analisar o território da comunidade rural quilombola Córrego de Ubaranas em Aracati/CE através das lutas e resistências de seus sujeitos para manutenção e afirmação das suas identidades e garantia de direitos.

 

Coordenadora: Camila Dutra dos Santos

 

Integrantes: Carlos Wellyson dos Santos Aguiar (Mestrado) e Jade Danielle (Graduação), Claudio Aleff Ramos dos Santos (Graduação)

 

Período: 2022 – 2023

 

A territorialização da agroecologia na Chapada do Apodi/CE: caminhos, práxis e experiências da agricultura camponesa

 

Descrição: Diante do modelo de acumulação neoextrativista e do avanço de novos arranjos produtivos agrícolas, intensificam-se formas predatórias e de exploração, materializado pelo modelo hegemônico de produção do agronegócio. Cria-se uma série de consequências no semiárido cearense, formando um quadro de disputas, desigualdades e expropriações, gerando conflitos de cunho econômico, social, ambiental e cultural. Perante essa teia de vulnerabilidades, as quais os camponeses e as camponesas, e demais moradores da Chapada do Apodi, estão expostos, frente às empresas do agronegócio, há também a luta e a resistência, dentro de um contexto de dominação capitalista. Portanto, este projeto tem como objetivo principal analisar a territorialização da agroecologia e das resistências camponesas, dentro do contexto das problemáticas e dos conflitos socioterritoriais na Chapada do Apodi, advindos com o projeto neodesenvolvimentista do agronegócio, tendo como foco a compreensão da produção camponessa que se vincula aos princípios da sustentabilidade ambiental. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa adotará um percurso metodológico a partir das seguintes etapas: levantamento bibliográfico e documental, elaboração e análise de dados primários e secundários, trabalho de campo, realização de oficinas junto às comunidades e produção de materiais cartográficos. Assim, almejamos com a proposta de pesquisa desvelar a geografia desigual dos rejeitos e proveitos do atual modelo de desenvolvimento, bem como visibilizar como os grupos sociais, atingidos pelo avanço da fronteira agrícola, resistem e reivindicam outras racionalidades para o uso do território.

 

Coordenadora: Camila Dutra dos Santos

 

Integrantes: Rafaela Lopes de Sousa (Doutorado), Stacy Sheridan Lima Oliveira (Graduação) e Ana Letícia Silva Souza (Graduação)

 

Período: 2021 – 2022

 

 

O turismo comunitário e a luta por justiça ambiental nos territórios da Rede Tucum: o caso do Quilombo do Cumbe, Aracati-CE

 

Descrição: As comunidades tradicionais que vivem na zona costeira do Ceará sofrem constantemente com ataques do poder público e privado gerando injustiça e racismo ambiental. Dessa forma algumas comunidades buscam formas de proteger suas identidades, ancestralidades e modos de vida, através do turismo comunitário que colabora na visibilidade e defesa dos territórios. O Quilombo do Cumbe, localizado no município de Aracati sofre com os processos de invisibilização do poder público e privado e desenvolvem várias atividades de resistência, entre elas o turismo comunitário. No Ceará, a Rede Tucum é a responsável pela articulação dos territórios que praticam o turismo comunitário, assim, facilitando o reconhecimento dessas comunidades e suas características na luta por justiça ambiental. O objetivo geral dessa pesquisa é analisar o turismo comunitário no Quilombo do Cumbe (Aracati/CE) e como essa prática se relaciona, mais especificamente, com as resistências e a luta por justiça ambiental neste território. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa adotará um caminho metodológico a partir das seguintes etapas: levantamento bibliográfico e documental, elaboração e análise de dados primários e secundários, trabalhos de campo e relatórios, realização de oficinas junto às comunidades e produção de materiais didáticos e cartográficos. Dessa forma, pretendemos desenvolver uma pesquisa que esteja engajada com as lutas sociais e ambientais para o melhor desenvolvimento da zona costeira do estado.

 

Coordenadora: Camila Dutra dos Santos

 

Integrantes: Lara Maia dos Santos (Mestrado) e Cristina Ribeiro Silva (Graduação)

 

Período: 2021 – 2022

 

Neoextrativismo e guerra por água na Chapada do Apodi/CE: os aquíferos Jandaíra-Açu em disputa

 

Descrição: O projeto tem como objetivo analisar a territorialização do agronegócio fruticultor na Chapada do Apodi, tendo como foco o uso, a dominação e a privatização do sistema de aquíferos Jandaíra-Açu, buscando desvelar os conflitos territoriais disparados pela corrida por terra e água nos municípios de Quixeré, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte e Alto Santos no Ceará.

 

Coordenadora: Camila Dutra dos Santos

 

Integrantes: Diego Gadelha de Almeida (Doutorado), Liana Sandra Maia Chaves Leitão (Graduação), Leticia Gabrielle Batalha do Nascimento (Graduação), Rayane Barroso Araújo (Graduação) e Ysmael Asaph Maia Marques Andrade (Graduação)

 

Período: 2020 – 2021

 

Água e tecnologias sociais: a territorialização da convivência com o Semiárido em Tabuleiro do Norte/CE.

 

Descrição: O projeto objetivo investigar os usos e acessos das tecnologias sociais de convivência com o semiárido em Tabuleiro do Norte/CE. Para tanto, pretende-se conhecer o referencial teórico das tecnologias sociais hídricas para a convivência com o semiárido; entender o processo histórico da introdução das tecnologias sociais hídricas no Ceará e, especificamente, em Tabuleiro do Norte/CE; e investigar as experiências territoriais de uso/acesso às tecnologias sociais hídricas em Tabuleiro do Norte/CE.

 

Coordenadora: Camila Dutra dos Santos

 

Integrantes: Thainá Ramos Queiroz Mourão (Mestrado), Stacy Sheridan Lima Oliveira (Graduação)

 

Período: 2020 – 2021

 

 

Descrição:

 

Coordenadora: Camila Dutra dos Santos

 

Integrantes:

 

Período: 2020 – 2021

 

Descrição:

 

Coordenadora: Camila Dutra dos Santos

 

Integrantes:

 

Período: 2020 – 2021

 

Descrição:

 

Coordenadora: Camila Dutra dos Santos

 

Integrantes:

 

Período: 2020 – 2021

 

Descrição:

 

Coordenadora: Camila Dutra dos Santos

 

Integrantes:

 

Período: 2020 – 2021

 

Descrição:

 

Coordenadora: Camila Dutra dos Santos

 

Integrantes:

 

Período: 2020 – 2021

 

Descrição:

 

Coordenadora: Camila Dutra dos Santos

 

Integrantes:

 

Período: 2020 – 2021