Projetos
2016- Atual
DIVULGANDO A ASTRONOMIA NAS ESCOLAS
Descrição: Este projeto é parte integrante das atividades do Laboratório de Ensino e Pequisa em Astronomia (LEPA), sob a coordenação do professor Antônio Carlos Santana dos Santos. O projeto propõe que os alunos participantes visitem escolas, façam apresentações e atividades, com os estudantes de escolas públicas e particulares, sobre a Astronomia. Os objetivos gerais do projeto são: estimular o interesse dos estudantes pela Astronomia e Ciências afins de maneira a apoiar e complementar as disciplinas do currículo escolas, ajudar e incentivar os estudantes que tenham interesse em participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e a produção de um material didático para dar suporte a proposta.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação (7).
Integrantes: Antônio Carlos Santana (coordenador).
Financiador(res): PROEX/UECE.
2014 – Atual
MAPEAMENTO E ESTUDO TOPOGRÁFICO LUNAR
Descrição: Este projeto é parte integrante das atividades do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Astronomia (LEPA), em processo de formalização na Universidade Estadual do Ceará UECE, sob a coordenação da professora Eloísa Maia Vidal. O principal objetivo da pesquisa é fazer o mapeamento e a identificação dos mares, crateras, montanhas, e outros aspectos da superfície do satélite natural terrestre, a Lua. Esta tarefa se dará por meio da obtenção de imagens de alta resolução da face visível da Lua, uma vez que apesar das inúmeras pesquisas e registros, algumas regiões da Lua, como por exemplo, os polos, ainda carecem de melhores imagens e a posição de alguns locais ainda possui incertezas de vários quilômetros. Outra atividade, além do mapeamento e do estudo topográfico, será a criação de Efemérides lunares com coordenadas de referência para a cidade de Fortaleza/CE Brasil, com a utilização do software Ephemiris Tool 4.5. Sempre que necessário as atividades do projeto serão realizadas em colaboração com observatórios astronômicos de pequeno porte do estado do Ceará (como também de outros estados); Grupo de Estudos e Pesquisa em Astronomia e Cosmologia (GEPAC) do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia (IFCE) e Clube de Astronomia de Fortaleza (CASF). Os resultados da pesquisa serão apresentados em trabalhos científicos e eventos locais, regionais e nacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Eloisa Maia Vidal – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.
2014 – Atual
MONITORAMENTO DE ATIVIDADES SOLARES E ELABORAÇÃO DO DIAGRAMA DE MAUNDER
Descrição: Este projeto pretende registrar aspectos da observação da fotosfera solar. De forma geral, o Sol não tem sido um dos objetos preferidos para observação entre amadores brasileiros e ainda são poucos aqueles que se dedicam sistematicamente a este fértil campo da astronomia. O Sol é um dos objetos mais dinâmicos e surpreendentes que pode ser observado com pequenos telescópios. O presente projeto demandará um pouco mais do observador, notadamente para orientar seu desenho de forma tal que a latitude heliográfica de cada mancha possa ser obtida durante a redução. O projeto é parte integrante das atividades do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Astronomia (LEPA), em processo de formalização na Universidade Estadual do Ceará UECE, sob a coordenação da professora Eloísa Maia Vidal. Projetos de mesma natureza já existem em diversas partes do mundo, inclusive em alguns estados brasileiros, pois se trata de atividade onde a colaboração por meio de compartilhamento e aquisição de dados é de vital importância, principalmente no que diz respeito a enriquecer e melhorar as bases de dados já existentes. Com previsão de duração de 12 meses, a pesquisa tem como principal atividade a construção de um banco de dados dos registros que serão analisados diariamente pela contagem do número de manchas, classificação das flares e o índices de Kp. As atividades do projeto, sempre que possíveis e necessárias, serão feitas em colaboração com observatórios astronômicos de pequeno porte do estado do Ceará (como também de outros estados); Grupo de Estudos e Pesquisa em Astronomia e Cosmologia (GEPAC) do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia (IFCE) e Clube de Astronomia de Fortaleza (CASF). Os resultados da pesquisa serão apresentados em trabalhos científicos e eventos locais, regionais e nacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Eloisa Maia Vidal – Coordenador.
Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.
2013 – Atual
Monitoramento de ocultações; asteroides e fenômenos periódicos por meio de redução de dados fotométricos.
Descrição: Este projeto é parte integrante das atividades do Laboratório de Estudos em Astronomia e Astrofísica (GEA), em processo de formalização na Universidade Estadual do Ceará ? UECE. Projetos de mesma natureza já existem em diversas partes do mundo, inclusive em alguns estados brasileiros, pois se trata de atividade onde a colaboração por meio de compartilhamento e aquisição de dados é de vital importância, principalmente no que diz respeito a enriquecer e melhorar as bases de dados já existentes. Com previsão de duração de 12 meses, a pesquisa tem como principal atividade a construção de um banco de dados dos registros de ocultações lunares que poderão ser vistos da região nordeste no ano de 2013/2014 como também o acompanhamento de asteroides e cometas previstos para o mesmo período. No caso dos asteroides e cometas haverá um tratamento de redução de dados mais cuidadoso que será feito por meio de fotometria, além de registrar por meio de vídeo ou fotos as grandes chuvas anuais de meteoros (Geminídeas e Orionídeas)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Eloisa Maia Vidal – Coordenador / Francisco Geraldo Pinheiro – Integrante.
Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.
2011 – 2013
Projeto de Reestruturação do Observatório Otton de Alencar da Universidade Estadual do Ceará
Descrição: Esse projeto tem por objetivo geral fortalecer a formação de professores na áreas afins da astronomia na Universidade Estadual do Ceará através da restauração e reativação do Observatório Astronômico Otton de Alencar e da produção de materiais didáticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Eloisa Maia Vidal – Coordenador / Humberto de Andrade Carmona – Integrante / Francisco Geraldo de Melo Pinheiro – Integrante.
Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.