Parceria entre Laboratório Maker de Física da UECE e GPEHM fortalece inovação e pesquisa em instrumentos matemáticos históricos

9 de dezembro de 2025 - 16:28

 

Na manhã desta terça-feira, 09 de dezembro de 2025, aconteceu, nas dependências da Universidade Estadual do Ceará (UECE), uma reunião que marcou mais um passo importante para o fortalecimento das ações de inovação, pesquisa e formação docente na instituição. O encontro reuniu os coordenadores do Laboratório Maker de Física da UECE — Prof. Dr. Francisco Carlos Carneiro Soares Salomão e Prof. Dr. Roberto Namor Silva Santiago — com as líderes do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM/UECE) — Profa. Dra. Ana Carolina Costa Pereira e Profa. Ms. Verusca Batista Alves. Também esteve presente a pesquisadora e professora do PPGE/UECE, Profa. Esp. Lívia Bessera Alencar, representante discente nas ações conjuntas.

O encontro teve como objetivo discutir e alinhar propostas de cooperação entre os grupos, especialmente na área de construção de modelos didáticos de instrumentos matemáticos históricos, temática pesquisada pelo GPEHM desde 2016.

Desde 2016, o GPEHM desenvolve estudos aprofundados sobre instrumentos matemáticos antigos — como o báculo de Leonard Digges, o astrolábio, quadrantes, relógios solares, entre outros artefatos que marcaram a história da ciência e do cálculo. Essas pesquisas buscam compreender como a matemática foi produzida ao longo dos séculos, analisando o papel dos instrumentos na construção de conceitos relacionados à geometria, trigonometria, medição, navegação e astronomia.

Além de seu valor histórico, a produção de réplicas didáticas desses instrumentos tornou-se um eixo essencial do grupo. As reconstruções permitem que estudantes da educação básica, graduandos e professores em formação continuada experimentem a matemática em sua dimensão prática, percebendo como teoria e prática se articulam na produção de conhecimento científico.

Essa perspectiva tem contribuído, de maneira significativa, para a formação docente, ao possibilitar:

– compreensão histórica da matemática;

– desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras;

– resgate de metodologias de investigação utilizadas por matemáticos do passado;

– construção de materiais didáticos concretos que ampliam a aprendizagem.

Implantado em 2025 na UECE, o Laboratório Maker de Física da UECE integra uma política institucional voltada para o letramento digital e a educação científica na educação básica. O laboratório é parte de um programa estadual que incentiva a criação de espaços de ciência prática nas escolas, articulando tecnologia, experimentação, criatividade e formação docente.

Entre suas ações, o Laboratório Maker de Física da UECE destaca-se por:

– desenvolver protótipos e modelos utilizando impressão 3D, corte a laser e eletrônica;

– oferecer formação a professores da educação básica para uso de metodologias maker;

– apoiar escolas na implantação de laboratórios maker;

– desenvolver planos de atividades práticas orientadas;

– fornecer bolsas para estudantes e professores envolvidos nos projetos;

– fomentar a cultura da inovação e da investigação científica desde os anos iniciais.

O laboratório se consolida como um espaço que integra tecnologia, educação e criatividade, oferecendo suporte a projetos de ensino, extensão e pesquisa em diversas áreas.

Dessa forma, a parceria entre o Laboratório Maker de Física da UECE e o GPEHM/UECE representa uma união estratégica entre inovação tecnológica e pesquisa histórico-educacional. A construção de instrumentos matemáticos históricos por meios digitais — como impressão 3D, corte a laser e modelagem computacional — amplia as possibilidades de estudo e aplicação pedagógica desses artefatos nas redes de ensino.

O uso de tecnologias maker para reconstruir objetos científicos do passado cria uma ponte entre tradição e modernidade, possibilitando que professores e estudantes compreendam como a matemática foi aplicada historicamente e como pode ser vivenciada hoje de maneira criativa, crítica e investigativa.

Essa colaboração consolida a UECE como referência em iniciativas que unem ciência, história, inovação e formação de professores, reforçando seu compromisso com uma educação mais significativa, integrada e conectada ao mundo contemporâneo.