Publicação nova do GPEHM!

5 de dezembro de 2025 - 11:06

Acabou de sair na Revista Cearense de Educação Matemática (RCeEM) o artigo “Um estudo inicial sobre as possibilidades de integração entre arte e matemática na formação de professores”, escrito pela integrante Rebeca de Sousa Silva e orientado pela Profa. Dra. Ana Carolina Costa Pereira.

					Visualizar v. 4 n. 8 (2025): RCeEM: Fluxo Contínuo

No trabalho, as autoras exploram como a arte pode potencializar a aprendizagem da Matemática e enriquecer a formação docente. Propostas como:
• uso de tangram para investigar propriedades geométricas;
• maquetes e referências à arquitetura cearense para trabalhar geometria espacial;
• música, poesia e rap como forma de expressar conceitos matemáticos;
• dobraduras e construção de figuras planas e sólidos para vivenciar conteúdos geométricos.

A pesquisa reforça a ideia de que arte e matemática não são mundos separados — quando integradas, ampliam as possibilidades didáticas e tornam mais rica a formação de futuros professores de Matemática.

🔗 Acesse o artigo completo:
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/rceem/article/view/4765

A publicação reforça o compromisso do GPEHM com a produção de investigações relevantes para o avanço da Educação Matemática e para o fortalecimento da relação entre história da matemática, ensino e formação docente.