PESQUISADORES DO GPEHM TÊM ARTIGO PUBLICADO NA REVISTA COINSPIRAÇÃO DA SBEM-MT
15 de novembro de 2025 - 20:05
O Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), celebra a publicação de mais um trabalho de seus integrantes. O artigo “Pesquisas que relacionam proporcionalidade e história da matemática nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM)” acaba de ser divulgado na CoInspiração – Revista dos Professores que Ensinam Matemática, periódico da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional Mato Grosso (SBEM-MT).
Qualis B1
Assinam o estudo as pesquisadoras Amanda Cardoso Benício de Lima, licenciada em Matemática pela UECE; Profa. Me. Verusca Batista Alves, docente do curso de Licenciatura em Matemática da UECE/FECLI e doutoranda do PPGE/UECE; e Profa. Dra. Ana Carolina Costa Pereira, docente do curso de Licenciatura em Matemática da UECE – campus Itaperi e líder do GPEHM.
O artigo tem como objetivo identificar e descrever os trabalhos que tratam da proporcionalidade articulada à história da matemática, publicados nos anais das 14 edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Para isso, as autoras realizaram uma pesquisa mista, de caráter descritivo, desenvolvendo um estudo do tipo estado da arte. A análise do material revelou 47 pesquisas que abordam proporcionalidade, das quais apenas seis estabelecem alguma relação explícita com a história da matemática.
Os resultados apontam para a baixa quantidade de estudos que articulam proporcionalidade e história da matemática, apesar de a proporcionalidade ser um conceito fundamental e presente em diferentes etapas da Educação Básica. Observou-se ainda que, quando aparece, a história da matemática tende a ser utilizada apenas como recurso motivador ou contextualizador, o que limita seu potencial formativo tanto na Educação Básica quanto na formação inicial de professores.
📄 O artigo completo pode ser baixado no link: https://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/189
A publicação reforça o compromisso do GPEHM com a produção de investigações relevantes para o avanço da Educação Matemática e para o fortalecimento da relação entre história da matemática, ensino e formação docente.