INTEGRANTES DO GPEHM/UECE APRESENTAM PESQUISAS NO II SPEM–AMAZÔNIA

7 de novembro de 2025 - 14:53

INTEGRANTES DO GPEHM/UECE APRESENTAM PESQUISAS NO II SPEM–AMAZÔNIA

 Os integrantes do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM), vinculado à Universidade Estadual do Ceará (UECE), tiveram trabalhos aprovados e serão apresentados no II Seminário de Pesquisa em Educação Matemática na/da Amazônia (SPEM–Amazônia), que acontecerá entre os dias 19 e 22 de novembro de 2025, na Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Câmpus Arraias, em formato híbrido.

O evento tem como objetivo reconhecer, valorizar e socializar experiências realizadas nas escolas, além de promover o diálogo e a divulgação científica sobre a Educação Matemática na Amazônia e em outras regiões do país.

Os trabalhos apresentados foram orientados pela Prof.ª Dr.ª Antonia Naiara de Sousa Batista, docente do Curso de Licenciatura em Matemática da UECE, e refletem a produção acadêmica do grupo, que se dedica a investigar a interface entre História e Ensino da Matemática, articulando pesquisa, formação docente e práticas pedagógicas inovadoras.

Imagem: cartaz de divulgação do II SPEM

A pesquisadora Antonia Bianca Braga de Oliveira apresentará o trabalho intitulado “A fabricação das escalas lineares do Quadrante Geométrico de Figueiredo (1603)”. O estudo investiga um antigo instrumento matemático descrito em uma obra do início do século XVII, analisando os conhecimentos geométricos mobilizados em sua construção. A pesquisa destaca o potencial didático desse tipo de abordagem, que alia a História da Matemática à prática de ensino, favorecendo o entendimento de conceitos fundamentais e o diálogo entre passado e presente no campo matemático.

Já o pesquisador Francisco Wesley Pereira de Oliveira levará ao evento o estudo “A multiplicação através da Matemática Védica: uma experiência com licenciandos em Matemática”. A investigação explora métodos antigos de cálculo originários da tradição védica indiana, aplicados em atividades com futuros professores de Matemática. A proposta evidencia como o estudo de diferentes culturas matemáticas pode enriquecer o ensino contemporâneo, estimulando a reflexão sobre a diversidade de modos de pensar e de representar o conhecimento matemático.

A participação dos integrantes do GPEHM no II SPEM–Amazônia reafirma o comprometimento da UECE com a pesquisa científica e a formação de professores, fortalecendo o intercâmbio de saberes entre diferentes regiões do país e contribuindo para a valorização da Educação Matemática como campo de investigação e prática transformadora.