A vida daquele que lutou para conquistar

11 de maio de 2012 - 14:29

Até onde você chega com determinação? Quanto você se esforça para conseguir o que quer? Otávio Paulino, professor da Secretaria de Educação do Ceará e graduado no curso de Matemática Semipresencial da Universidade Federal do Ceará (UFC), conta com um sorriso no rosto como realizou os sonhos. Nascido em uma família com poucos recursos e aluno da rede pública de ensino, hoje, com 27 anos e uma carreira bem sucedida, Otávio testemunha com a própria vivência que é necessário ter determinação para alcançar os objetivos.
 
Otávio fez vestibular, foi aprovado e iniciou a graduação em Física na Universidade Estadual do Ceará (Uece), por ter afinidade com os horários das disciplinas. Apesar de não ser sua principal preferência, a Matemática era sua verdadeira paixão, o gosto pela Física foi despertado com o tempo. Encontrou, enfim, uma solução para agregar suas afinidades. Dedicado, uniu as duas aptidões (Matemática e Física) e, um semestre após ter começado a graduação na Uece, dedicou-se também ao estudo da Matemática, optando pela graduação semipresencial na UFC. Na mesma época, Otávio também cursava a graduação à distância de Recursos Humanos, da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). O olhar se torna fixo e firme, as mãos se apertam, ao relembrar dos desafios, que, segundo ele, o maior seria o de organizar o tempo para: estudar assuntos dos três cursos e trabalhar.
 
Os objetivos na vida de Otávio sempre foram traçados. Um deles era o de ser o primeiro a terminar a graduação, o outro de passar em um concurso público. Conseguiu ambos. Otávio ainda concluiu as três graduações no ano de 2011 e realizou uma especialização à distância na área de Matemática, pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ). No começo deste ano, foi aprovado para o Mestrado em Física, na UFC.
 
Formação á distância
 
Quanto à graduação à distância, o professor reaviva as lembranças de seu tempo e destaca que o semipresencial não possui desvantagem em relação ao curso presencial. As mãos novamente se apertam ao falar que as pessoas acreditam que o curso semipresencial é bem mais fácil. E não é. A vantagem é de cumprir toda a ementa, todo conteúdo é estudado dentro do prazo previsto. Para Otávio, o curso significa muito. Significa uma boa opção para aqueles que querem progredir e que, assim como ele, não possuem um tempo regular.
 
Infância
 
Apesar de todas as dificuldades financeiras, Otávio desde a infância aprendeu o significado da labuta e foi incentivado por sua família a se dedicar aos estudos. Um homem comum, que conheceu a Matemática e logo se apoderou dela. Com olhar firme, lembra que o pai nunca teve estudo, mas tinha uma habilidade incrível com a Matemática.
 
A paixão pelo cálculo acompanhou Paulino durante toda a juventude, mas, diante de uma vida difícil, para ajudar nas despesas de casa, precisou conciliar o trabalho e os estudos. Já foi vários e já foi um. Vigilante e policial. A expressão muda ao relembrar o ano de 2007, ano de conquista e aprovação no vestibular.
 
Essa história ainda não acabou. Otávio Paulino ainda sonha, sonha grande. Estudante de Mestrado, ele pretende ensinar durante toda sua vida. O sonho é ser professor de ensino superior e, quem sabe, nos cursos de graduação à distância.