Objetivo Geral da Cátedra

No contexto, em função dos vínculos de SVM com a ACNUR e com o Brasil, o Escritório Regional para o Sul da América do Sul, por meio de sua representante (Sra. Florinda Rojas), apresentou a ideia da criação da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM), a fim de estabelecer parcerias entre o ACNUR e Universidades brasileiras.
2004 – Primeira Cátedra – PUC/São Paulo.

OBJETIVO:
– promover a educação, pesquisa e extensão acadêmica voltada a população em situação de migração forçada, refúgio e apatridia;
– promover a formação acadêmica e a capacitação de professores e estudantes dentro desta temática;
– desenvolver trabalho direto com as pessoas em situação de migração, refúgio e apatridia em projetos comunitários;

A CSVM foi reconhecida pela Declaração e Plano de Ação do México para Fortalecer a Proteção Internacional dos Refugiados na América Latina, assinada em 2004 por 20 países da região e que recomenda a investigação interdisciplinar da promoção e da formação do direito internacional dos refugiados.

Objetivo da Cátedra SVM na UECE:

A implantação da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) na Universidade Estadual do Ceará, tem como princípio básico consolidar a Universidade como centro de referência em atividades de ensino, pesquisa e extensão na temática da migração e do refúgio no estado do Ceará. Para tanto, em seu plano de trabalho, consta o desenvolvimento de projetos e ações que envolvam a comunidade acadêmica, sobretudo discentes, docentes, servidores e pessoas em situação de migração, refúgio e apátrida. Para tanto, estruturamos um plano de trabalho em 4 eixos (de projetos e ações).