1º Edição do Programa Páginas Cruzadas

2 de setembro de 2024 - 13:52

Na tarde da última quinta-feira, 29, às 14h, na Sala de Multimeios da Biblioteca Central, realizou-se a primeira edição do Programa Páginas Cruzadas que abordou o tema “Troca de experiências: a acessibilidade cultural e a implantação da política de formação e desenvolvimento de coleções na Biblioteca Pública Estadual do Ceará – Bece e na Biblioteca Central da UECE”, com a participação de Igor Girão, Bibliotecário do Setor de Leitura Acessível da Biblioteca Pública Estadual do Ceará – Bece e Thelma  Marylanda Silva de Melo, Bibliotecária do Setor de Referência da Biblioteca Central da UECE e mediação de Rodrigo Alves Ribeiro Braun, Historiador e Analista da Gestão em Educação Superior da UECE.

O Programa Páginas Cruzadas é uma iniciativa da Biblioteca Central, da Universidade Estadual do Ceará – UECE, que visa trocar experiências com instituições públicas e/ou privadas dedicadas à pesquisa, à preservação e à guarda de acervos bibliográficos. Páginas Cruzadas tem o objetivo, também, de apresentar iniciativas voltadas à acessibilidade cultural e à implantação de políticas de formação, desenvolvimento e gestão de acervos e coleções em bibliotecas, arquivos, museus e centros culturais e de memória.

O evento foi aberto pela Diretora da Biblioteca Central/Sistema de Bibliotecas da UECE, Ana Néri Barreto de Amorim, que destacou a “importância de atividades como essa para o fortalecimento de práticas e políticas dedicadas à inclusão social e à acessibilidade cultural de pessoas com deficiência.”

A articulação entre planejamento orçamentário-financeiro, gestão de pessoas e de patrimônio, bem como a execução dos projetos, programas e políticas de incentivo ao ensino, à pesquisa e à extensão na UECE deve ser, a todo momento, uma prática institucional pulsante e colaborativa.

Estiveram presentes a Professora Marisa Aderaldo, Coordenadora do Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Altas Habilidades/Superdotação e Mobilidade Reduzida – NAAI da UECE, a Bibliotecária do Setor de Processamento Técnico, Camila Regina de Oliveira Rabelo, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará – Bece, da Assessora da Pró-Reitoria de Administração – PROAD, Elaine Cristina da Silva Gomes e os Bibliotecários e Bibliotecárias de diferentes unidades da UECE no interior: Valéria Custódio, Yarla Simão Souza, Davi Martins, Patrício Inácio da Silva.

Estudantes dos cursos de graduação em Administração, Serviço Social, Letras, Pedagogia, Ciências Sociais e História também estiveram presentes.

O Programa está em consonância com o 16º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – ODS, da Organização das Nações Unidas – ONU. Isto é: o direito à memória como exemplo de justiça social; fundamento a ser seguido pelas instituições detentoras de acervos que, direta ou indiretamente, reportam trajetórias individuais e coletivas; registros financeiros e administrativos; patrimônio cultural; governança e gestão de órgãos públicos; instituições abertas às parcerias e às trocas de experiências para a inclusão, no mais amplo sentido do termo, e à eficiência de suas ações para a administração pública.

Os acervos, uma vez depositados em arquivos, bibliotecas, museus e centros culturais e de memória, por exemplo, evidenciam posições mnemônicas que podem privilegiar certas posições políticas e sociais em detrimento de outras. Logo, é propósito do Páginas Cruzadas problematizar os processos de constituição de acervos, assim como a sua relevância simbólica e cultural para as sociedades contemporâneas, em particular à sociedade cearense.

É uma atividade aberta à comunidade acadêmica da UECE e aos profissionais dedicados à gestão de documentos de diferentes tipologias. Neste sentido, a Biblioteca Central reafirma a sua posição diante do princípio da indissociabilidade que rege a nossa Universidade: ensino, pesquisa e extensão.

A Pró-Reitoria de Administração – PROAD, por sua vez, ciente de seu papel transversal na regência dos procedimentos administrativos da UECE, apoia o Páginas Cruzadas por entender que o diálogo interinstitucional e intersetorial aperfeiçoa e amplia a inserção da Universidade na vida dos cidadãos e cidadãs cearenses.

Páginas Cruzadas conta com a coordenação e curadoria de Ana Néri Barreto de Amorim, Lúcia Maria Oliveira da Silva e Rodrigo Alves Ribeiro Braun.

*Esta atividade conta com o apoio da Pró-Reitoria de Administração – PROAD, Programa de Pós-Graduação em História, Culturas e Espacialidades – PPGHCE, Associação de Bibliotecários do Ceará – ABC, da Secretaria Estadual da Cultura – Secult, através do Instituto Dragão do Mar – IDM, da Biblioteca Pública Estadual do Ceará – BECE, do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas – SEBP e da Fundação Waldemar Alcântara.