Preservação do acervo

6 de março de 2014 - 17:27

 
 
A ênfase na gestão é uma realidade nos cursos de biblioteconomia, porém, poucos destacam a questão da conservação dos acervos. Caso o bibliotecário não tenha ao menos noções básicas de conservação de acervo, certamente não saberá agir diante de um problema de deterioração bibliográfica. 
 
A maioria dos materiais do acervo nas bibliotecas é constituído por matéria orgânica, ou seja, sujeito a deterioração, diante dessa situação é inevitável não pensar sobre qual tem sido o posicionamento do bibliotecário diante dessa realidade.
 
O bibliotecário não necessita ser um expert em conservação e restauração de acervo, para isso existem profissionais especializados contudo, é importante que se tenha conhecimento sobre o tema, até mesmo para solicitar e supervisionar a ajuda especializada quando for necessária.
 
Pensar numa política de preservação e conservação preventiva é necessário para prática bibliotecária. Vivemos em uma época onde muito se discute a segurança dos acervos, em relação a furtos e pouco se houve falar em medidas de prevenção quanto a conservação.
 
A política de conservação do acervo deve conter diretrizes que permitam atingir o resultado, ela está relacionada a outras políticas da biblioteca tais como política de aquisição e descarte, política de segurança, política de captação de recursos entre outras.
 
As ações de gestão da biblioteconomia não comportam apenas atividades técnicas. Na era dos e-books, o tema de preservação do patrimônio bibliográfico deve ser tratado com a mesma relevância, cabe aos profissionais de documentação preservar para o futuro e prover acesso no presente aos materiais bibliográficos.
 
Por Cátia Cristina Souza