Resumo da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2013

3 de dezembro de 2013 - 18:20


 
 

IV SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA

“Informação, conhecimento e inovação: a preservação digital no meio acadêmico”

 

Breves considerações….

 

A IV Semana Nacional do Livro e da Biblioteca ocorreu no período de 25 à 28/11 e teve como tema “Informação, conhecimento e inovação: a preservação digital no meio acadêmico”. Dessa forma, a programação científica foi totalmente direcionada para essa temática, uma vez que, abordou importantes questões que devem ser discutidas como a preservação digital, os repositórios institucionais e as tecnologias da informação e comunicação no contexto da biblioteca universitária.

A programação cultural contou com: a) minicurso elaboração de projetos culturais; b) oficinas de restauração; c) lançamento do livro “Máscaras” e d) exibição da peça “Retalhos”.

 

1º dia – 25/11

*Oficina de Restauração

 

Ocorreu na sala de multimeios nos dias 25 e 26/11 e foi ministrada pela bibliotecária Meirilane Santos de Morais e pelo bolsista do centro de humanidades Wellington Júnior.

 

 

*Apresentação dos recursos informacionais da base de dados Ebsco

 

Luciane Castro do Departamento de Marketing e Vendas da Ebsco, nos apresentou alguns dos recursos informacionais das base de dados no tocante aos Periódicos e, além disso, explanou sobre as vantagens provenientes da aquisição dos ebooks para a biblioteca universitária e seus usuários.

 

 

*Apresentação dos recursos informacionais da base de dados Springer

 

 

Heloísa Tibério, especialista de contas da Springer, expôs uma plataforma denominada Springerlink que abriga, entre outros, livros, capítulos de livros e periódicos em todas as áreas de conhecimento e possibilita a disponibilização de vários tipos de relatórios, entre estes, de estatísticas de uso.

 

 

*Apresentação da peça “Retalhos” pela Oficina de Arte Teatro & Cia – OFICARTE

 

A peça Retalhos apontou vários aspectos da cultura nordestina no que tange a dança e aos costumes e foi apresentada pela Oficina de Arte e Cultura – OFICARTE (ONG sem fins lucrativos, que desenvolve atividades sócio-educativo-culturais, buscando promover a integração social de crianças e jovens em situação de risco).

 

2º dia – 26/11

 

*Minicurso Elaboração de Projetos Culturais

 

 

Paulo Lima, bailarino e fundador da Companhia de dança Experimentus ministrou o minicurso Elaboração de Projetos culturais e, assim, abordou de forma geral todas as fases e procedimentos necessários. O minicurso foi ministrado pela manhã no período de 26 à 28/11.

 

 

*Exposição “Cerâmica em cores”

 

 

Lançada no hall da biblioteca na manhã do dia 26/11, a exposição “Cerâmica em cores” trouxe esculturas que se caracterizavam pelo movimento, combinadas ao uso de cores vibrantes e harmônicas. O autor é Juan Gabriel Ruiz Luis (Professor de línguas estrangeiras, fotógrafo e organizador de dinâmicas. Apaixonado pela arte dedica-se à cerâmica desde 2009, quando iniciou no Atelier Vila Arte).

 

 

*Palestra – Preservação digital & Digitalização

 

 

Apresentada pelo professor Osvaldo de Souza do Curso de Biblioteconomia da UFC, a palestra abordou a preservação digital que envolve, entre outros aspectos a preservação dos equipamentos necessários, dos suportes utilizados e dos dados contidos nestes. Além disso, foi apontada também as várias estratégias para preservação tecnológica e, portanto, das tecnologias como os museus de tecnologia, a renovação dos suportes, a emulação, a normalização e a arquelogia digital.

 

3º dia – 27/11

 

*Oficina de Massagem

 

 

Ocorreu na sala de multimeios nos dias 27 e 28/11 e foi ministrada por Inês Parnaíba (Funcionária aposentada da Biblioteca Central).

 

 

*Lançamento do livro de poesias “Máscaras”

 

De autoria do aluno do curso de letras da Fecli, Messias Pinheiro, o livro buscou abordar as diversas emoções que são escondidas por meio das ditas máscaras utilizadas nos vários ambientes para otimizar o processo de “convivência”.

 

*Palestra – O repositório institucional na universidade: procedimentos de implantação e gestão

 

 

Francisco Jonatan Soares, Diretor do Sistema de Bibliotecas da UFC, nos apresentou a experiência dessa instituição no processo de criação, implantação e gestão de seu repositório insitucional. Para isso, explicitou vários pontos que devem ser compreendidos como o open access (acesso livre) e o sistema livre de gerenciamento de repositórios: o DSPACE (plataforma que possibilita a indexação e inserção de documentos em qualquer formato – texto, vídeo, audio e dados – e a disponibilização destes na Internet).

O repositório institucional foi indicado como um sistema de informação que gera uma coleção digital da produção intelectual dos membros de uma instituição com fins de armazenamento, preservação e difusão.

 

4º dia – 28/11

 

*Palestra – A biblioteca universitária e seus desafios frente às tecnologias de informação e comunicação

 

 

Mírian Cristina de Lima, Biblioteca do setor de referência da UNIFOR, ressaltou a importância da biblioteca inserir as ferramentas tecnológicas de informação e comunicação na biblioteca universitária a fim de possibilitar o acesso eficiente e eficaz à informação. Contudo, salientou também que, nesse processo, os usuários devem ser treinados conforme o nível de conhecimento que já possuem no tocante ao uso dos recursos tecnológicos. Daí, Mírian ter ratificado bastante que deve haver “diferentes tipos de treinamento para variados tipos de usuários”.


 

 

*Exposição”Os vários tipos de tratamento da informação”

 

 

Aconteceu na Sala de Vidro ao lado o Guarda-volumes. Surgiu na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (23 – 29 de outubro) e seguirá até final do ano de 2013.

 

A referida exposição teve como objetivo, mostrar um dos importantes trabalhos do bibliotecário (gerenciador da informação), e aproveitou-se para homenagear o grande autor, escritor, compositor e músico Vinicius de Moraes.

 

Foi organizada pela bibliotecária da BC Lúcia Oliveira, assim como, a decoração de Natal.

 

Os dois eventos contaram com à ajuda de todos os integrantes da biblioteca. Aproveita-se para agradecê-los e em especial a organizadora da Semana Universitária Giordana Nascimento e a grande incentivadora e diretora Ana Néri. Parabéns!

 

Abaixo o resultado estatístico das atividades realizadas na Semana Universitária:
 
 
 

Atividades

Número de participantes

Exposição (SNLB + SU)

98

Exposição Cerâmica em Cores

53

Oficina de Restauração

05

Oficina de Massagem

03

Apresentação dos recursos informacionais da base de dados Ebsco

08

Apresentação dos recursos informacionais da base de dados Springer

09

Minicurso Elaboração de Projetos Culturais

15

Palestra – Preservação digital & Digitalização

10

Palestra – O repositório institucional na universidade: procedimentos de implantação e gestão

13

Palestra – A biblioteca universitária e seus desafios frente às tecnologias de informação e comunicação

16