4ª Reunião dos Bibliotecários da UECE
22 de julho de 2011 - 13:13
4ª Reunião dos Bibliotecários da UECE na Biblioteca Prof. Antônio Martins Filho (Biblioteca Central – BC) – 18 de julho de 2011
Manhã – 9 h às 12h
A reunião do dia 18 de julho aconteceu das 9 às 16 horas, contou com a participação dos bibliotecários da Capital e das unidades do Interior (FECLESC e FECLI), Ana Néri Barreto de Amorim (Diretora), responsável pelo pronunciamento de início, os outros participantes foram Francisco Welton Silva Rios (BC), Giordana Nascimento de Freitas (BC), Arnaldo Ricardo do Nascimento (FECLESC), Alexandre (FECLI), Doris Day Eliano França (BC) e Francisco Leandro Castro Lopes (BC).
Tivemos a palestra do Bibliotecário Francisco das Chagas Mesquita de Queiroz, explanando sobre Biblioterapia, falando de suas próprias experiências pessoais e acadêmicas sobre o tema, com o trabalho entitulado por ele como, “Biblioterapia: uma experiência de leitura, contando assim com o envolvimento e questionamento de todos os participantes, por ser um assunto envolvente, que trata sobre saúde, leitura bem-estar e a força “medicinal” de um bom livro.


Houveram indagações e discussões enriquecedoras dos vídeos: Gladiador (5min.) e Calango (7min), tratando sobre vários questionamentos como ética, persistência, coragem e família.

Tarde – 13:30 às 16:00
Apresentação do Projeto de sensibilização para a Preservação do Patrimônio e Meio Ambiente na FECLESC por Arnaldo Ricardo do Nascimento (Bibliotecário da FECLESC), incentivando assim o fortalecimento do desenvolvimento sustentável.

Informações sobre o Curso de Pesquisa Documentária em Saúde, que acontece no NUTEDS – UFC, por Giordana Nascimento (Bibliotecária da BC)

Também foi assistido o vídeo: “Recomeçar” (5min.), que trata sobre os mesmos assuntos dos vídeos anteriores

Em nome do fortalecimento do incentivo e gosto pela leitura focamos o livro “Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint – Exúpery, que não deve ser visto só como um belo livro de cabeceira ou de um acervo pessoal, mas também como verdadeiro “instrumento” de encantamento e aprendizado, atraindo a atenção tanto de crianças como de adultos, pode-se assim, despertar para a consciência de sentimentos voltados para nossas escolhas e possíveis atitudes a serem tomadas.


Obrigado a todos que contribuíram para essa incrível reunião!
Organizadores: Bibliotecários Doris Day Eliano (BC) e Leandro Castro (BC).
Leandro Castro (Bibliotecário – BC/UECE)
22 de julho de 2011.